NETEC – Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação

Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e Política Educacional (GTEPE)

Líder: ProfºDrºAndré Silva Martins

O GTEPE tem por objetivo produzir conhecimentos para a compreensão crítica da realidade educacional, privilegiando, para tanto, a análise de projetos de educação de grupos empresariais e de políticas educacionais. Busca identificar o significado e as implicações político-ideológicos de tais constructos para a educação pública. As pesquisas do grupo são fundamentadas pelo materialismo histórico dialético.

Contato:andre.martins@ufjf.edu.br

GETEMHI – Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico

Líderes:ProfºDrºHajimeTakeuchiNozaki/ ProfºDrº Álvaro de Azeredo Quelhas

O grupo pretende contribuir com pesquisas e publicações no campo do trabalho e educação, tendo como referência teórica central o materialismo histórico. O GETEMHI foca sua atenção para o tema do Trabalho Docente, elegendo como objeto de estudo o Trabalho do Professor de Educação Física. A intenção é analisar o trabalho docente, tanto no campo escolar como não-escolar, procurando avaliar suas relações concretas, tomando como campo de análise as mudanças no mundo do trabalho e não o mercado de trabalho, como normalmente abordam as visões apologéticas neste campo investigativo.

Contato: hajimenozaki@uol.com.br

PELEJA – Grupo de Pesquisas e Estudos em Luta pela Educação de Jovens e Adultos

Líder: ProfªDrª Geruza Cristina Meirelles Volpe/ProfºDrº Rubens Luiz Rodrigues

O Grupo visa a pelejar pela EJA como um campo específico do direito à educação e à formação de coletivos marcados por constantes sócio-político-econômicas e culturais. Tem como escopo pesquisas e estudos acerca de Políticas Públicas Educacionais e de Gestão afetas à EJA, com vistas à exploração, reflexão e produção de saberes, competências, estratégias e processos que assegurem adequação do contexto escolar às linguagens e trajetórias dos jovens-adultos sujeitos da modalidade. Suas ações de pesquisas, estudos e eventos direcionam-se à formação inicial e continuada dos diversos Profissionais do Magistério, instituição es de ensino básico e superior, públicas e privadas, e membros da sociedade civil atuantes e/ou comprometidos com a EJA.

Contato:profgeruza@bol.com.br / rubensluizrodrigues65@gmail.com