NESCE – Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação

Você está em: Pesquisa > Núcleos e Grupos de Pesquisa > NESCE – Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação

Grupo de Pesquisas Prática Escolar e Educação Física

Líder:ProfºDrº Wilson Alviano Junior

O grupo se reúne quinzenalmente para discutir as práticas relacionadas ao componente curricular Educação Física na educação básica, objetivando a estruturação de pesquisas que venham a contribuir com a produção de conhecimento sobre a cultura corporal na Escola e a formação inicial de professores em Educação Física.

Contato: wilson.alviano@ufjf.edu.br

TRAME-Trabalho, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo

Líder: ProfºDrºDilenoDustan Lucas de Souza

O grupo de pesquisa visa agrupar pesquisadores/as (professores/as, estudantes, técnicos administrativos, movimentos sociais populares e demais interessados) que tenham como objetivo desenvolver atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino numa perspectiva interdisciplinar privilegiando como focos centrais a reflexão sobre Trabalho, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo.

Contato: dilenodustand@gmail.com

GEPHES – Grupo de Ensino e Pesquisa em história da educação e Sociedade

Líderes: ProfºDrº Daniel Cavalcanti/ ProfªDrª Zélia Maria

O grupo reúne professores e alunos de graduação e pós-graduação desenvolvendo pesquisas no campo da história da educação Brasileira dos Séculos XIX e XX, pensando a história e a educação sob uma perspectiva genealógica, atento para as continuidades e descontinuidades, as lutas e resistências.

Contato: daniel.cavalcanti@ufjf.edu.br

GECCGE – Grupo de Estudos Clima, Cultura e Organização Escolar

Líder: ProfºDrº Eduardo Magrone

O Grupo de Estudos sobre Clima, Cultura e Organização Escolar pretende desenvolver estudos empíricos sobre as relações entre desempenho escolar, a gestão de conflitos e a violência no interior dos ambientes educacionais. Além disso, dedica especial atenção às relações de poder no âmbito das unidades escolares e compreende também as relações entre classes sociais, cultura contemporânea, política e educação como área de interesse.

Contato: eduardomagrone@gmail.com