NEPED – Núcleo de estudos e pesquisas em Educação e Diversidade

GESED – Grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade

Líderes: ProfºDrºRoney Polato de Castro/ ProfºDrº Anderson Ferrari

O grupo vem provocando novas/outras formas de pensar a escola e aos artefatos culturais, problematizando processos de formação no campo das relações de gênero e sexualidades em atravessamentos com outras categorias como geração, religiosidade, raça, etnia, condição socioeconômica, entre outras.

Contato: gesedufjf@gmail.com

Grupo TEMPOS

Líder: ProfªDrª Luciana Pacheco Marques

Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – NEPED – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, cadastrado no CNPq desde 1993, sob a coordenação atual dos Professores Luciana Pacheco Marques e Anderson Ferrari, têm sido direcionados para a compreensão das diferenças, tanto no que se refere aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam na Atualidade numa outra forma dos homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para a educação. Uma das linhas de pesquisa do Núcleo – Cotidiano escolar e Diversidade – tem como pano de fundo o deslocamento do dado do universal da Modernidade para o do múltiplo da Atualidade, através da análise das categorias conhecimento, tempo, espaço e sujeito. Particularmente neste Grupo Tempos aprofundamos os estudos/pesquisas sobre a temática tempo.

Contato:luciana.marques65@gmail.com

GRUPEES – Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia na Educação Básica

Líderes:  Profª Drª Katiuscia Vargas Antunes/ Profª Drª Rafaela Reis

O grupo nasce no âmbito da Faculdade de Educação com a equipe de professoras que atuam na licenciatura em Sociologia da UFJF motivadas pela necessidade de fomentar pesquisas que amparassem a formação dos licenciandos, produzindo, ainda, uma interlocução com as redes de ensino pública (estadual e federal) e privada da cidade.

Contato: grupees.facedufjf@gmail.com  Facebook: https://www.facebook.com/grupeesufjf/

Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana

Líder: ProfªDrªSandrelena da Silva Monteiro

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Desenvolvimento e Integralidade Humana (GEPEDIH) tem como objetivo estudar o desenvolvimento humano em sua integralidade, considerando suas dimensões fisico-biológica, cognitiva, social, cultural e espiritual, bem como as interfaces com os processos educacionais e a formação de professores, mirando a construção de práticas pedagógicas inclusivas.

Contato:sandrelenasilva@yahoo.com.br

Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas e Práticas de inclusão escolar

Líder: Profª Drª Katiuscia C. Vargas Antunes

O Grupo procura estudar as políticas e práticas em inclusão escolar de pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais   especiais nas escolas regulares.

Contato: katiuscia.vargas@hotmail.com

Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica

Líderes:  Profª Drª Mylene Cristina Santiago

O OIIIIPe tem como objetivo investigar contradições e perspectivas emergentes em propostas e experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica desenvolvidas no processo de formação de educadores em universidades nacionais e internacionais.

Contato: mylenesantiago87@gmail.com