NEC – Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia

O NEC congrega um grupo de pesquisa interdisciplinar que busca atuar de forma integrada nas áreas de Educação em Ciências, Educação Matemática e Educação Ambiental, atravessadas por linhas de investigação em currículo, formação de professores, filosofias da diferença, relações de gênero e sexualidades, linguagem, processos de subjetivação, estudos da cognição. Os trabalhos do grupo se concentram na investigação de processos educativos a fim de contribuir com a formação e a atuação profissional docente.

Líder: Paulo Henrique Dias Menezes

Contato: nec.faced@ufjf.edu.br

Travessia Grupo de Pesquisa

Líder(es):ProfªDrªSônia Maria Clareto/ ProfªDrªMargareth Aparecida Sacramento Rotondo

O grupo Travessia encontra abrigo no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O NEC está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e tem como linhas de pesquisa: Cultura, Conhecimento e Educação; Educação Matemática; Educação Ambiental; Educação em Ciência.

Contato: travessianec@gmail.com

GRUPPEEJA – Grupo de Pesquisa Práticas e Estudos da Educação de Jovens e Adultos

Líder: ProfªDrªMariana Cassab Torres

O GRUPPEEJA tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas, extensão e ações de formação centradas na Educação de Jovens e Adultos. Também investe na produção de experiências e materiais pedagógicos voltados para essa modalidade. Em atuação desde 2014, reúne educadores, coordenadores da EJA, alunos de graduação de diversas licenciaturas, alunos de pós-graduação e demais atores sociais interessados na temática. Atualmente amplia seu interesse para os estudos das juventudes e escola.

Contato:gruppeeja.faced.ufjf@gmail.com

GEA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental

Líder: ProfªDrªAngelica Cosenza Rodrigues

Tem por objetivos promover pesquisas, estudos, atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre questões ambientais a partir dos referenciais teórico-epistemológicos do campo da educação ambiental. As temáticas de interesse do grupo giram em torno da: Educação Ambiental e Ensino de Ciências; Educação Ambiental e Ensino de Geografia, Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia; Justiça ambiental; Formação de educadores ambientais; Práticas educativas; Discurso.

Contato: ar_cosenza@hotmail.com

GREPEM – Grupo de estudo e pesquisas em educação matemática

Líder:ProfºDrº Reginaldo Fernando Carneiro

O grupo tem como objetos de estudo: a) a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática; b) a prática pedagógica de professores; c) os processos de ensino e aprendizagem da matemática. O grupo conta com a participação de pesquisadores, professores da Educação Básica e de estudantes da graduação. O grupo tem contribuído para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Educação Matemática.

Contato: reginaldo_carneiro@yahoo.com.br