Grupos de Estudos e Pesquisas

Você está em: Pesquisa > Núcleos e Grupos de Pesquisa > Grupos de Estudos e Pesquisas

ANIME – Antropologia, Imaginário e Educação

Líder: ProfºDrºJulvan Moreira de Oliveira

O grupo situa-se na consolidação de uma hermenêutica simbólica de cunho antropológico na reflexão educativa, se constituindo uma experiência altamente pedagógica para a compreensão do fenômeno humano. Nesse sentido, não se trata da realização de estudos antropológicos sobre a escola, simplesmente, mas de uma mudança de olhar sobre ela, onde se privilegia os saberes locais, a diversidade étnico-cultural, as complexidades e as subjetividades do cotidiano social, portanto, trata-se de um outro olhar sobre a prática educativa, nessa dialética transicional entre a cultura organizacional e as culturas emergentes.

Contato: julvan.moreira@ufjf.edu.br

CO(M)TEXTOS

Líderes: ProfªDrªCristhiane Carneiro Cunha Flor/ ProfªDrª Rita Reis/ ProfªDrª Ana Carolina

Tem como objetos de estudo: a) a formação inicial e continuada de professores de ciências e química; b) a prática pedagógica de professores; c) os processos de ensino e aprendizagem de ciências. O grupo conta com a participação de pesquisadores, professores da Educação Básica e de estudantes da pós-graduação. O grupo tem contribuído para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Educação em Ciências.

Contato: cristhianeflor@yahoo.com.br

CRONOS – História Ensinada, Memória e Saberes Escolares

Líder:ProfªDrª Sonia Miranda/ ProfªDrª Fabiana Rodrigues de Almeida

A Memória, em sua dinâmica entre lembrança e esquecimento, tem se fixado, na contemporaneidade, como elemento central diante de um contexto marcado pela fugacidade e pela rápida transformação o instante presente, na medida em que ela contribui para os novos processos de constituição de identidades individuais e sociais que afetam, indistintamente, tanto o universo do adulto, como o universo da criança.

Contato: sonia.miranda@ufjf.edu.br

EDUCCO – Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Comunicação

Líder:ProfªDrª Eliane Borges

O grupo está voltado para estudos e pesquisas na área que articula os campos da Educação e Comunicação, enfatizando os aspectos culturais e sociais que os atravessam. Em nossas investigações a Educação é compreendida como prática fundada na Comunicação e, esta última, estudada em sua potencialidade educativa. Constitui-se como foco de nossos questionamentos a relação entre Tecnologias da Comunicação e Informação e educação. São, portanto, temas de interesse para o grupo as relações entre mídias e infância, mídias e educação e educação a distância.

Contato:grupo.educco@ufjf.edu.br

FLORES RARAS – Coletivo Feminista e Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Feminismos

Líderes:Profa. Dra. Daniela Auad (FACED – UFJF); Profa. Dra. Cláudia Regina Lahni (FACOM – UFJF); Profa. Dra. Rita de Cassia Pimenta de Araújo Campelo (FACED – UFJF)

Com ações de pesquisa, docência e extensão e a partir de aprofundados estudos bibliográficos e rigorosas pesquisas de campo, o grupo realiza formação de excelência da Iniciação Científica à Pós-graduação. A produção de conhecimento é tecida com base nas linhas de pesquisa do grupo, cujas temáticas se referem às Relações de Gênero, Socialização, Feminismos, Comunicação, Democracia, Movimentos Sociais, Cidadania, Políticas Públicas,Argumentação, Retórica e Educação. O conhecimento, fruto do trabalho do grupo, é divulgado sob a forma de artigos, em periódicos qualificados, livros, congressos e variadas searas de reconhecida excelência tanto no meio acadêmico quanto nos movimentos sociais. Pesquisadoras, Militantes, Alunas de pós-graduação e de graduação da UFJF e de outras Universidades pelo Brasil são integrantes do Flores Raras.

Contato: auad.daniela@gmail.com

GRUPAR – Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede

Líder: ProfªDrª Adriana Bruno

Investigar as implicações do cenário cibercultural para a área da Educação e para sujeitos envolvidos, focalizando: o processo de aprendizagem do adulto – contribuições da neurociência, as apropriações e as ressignificações das tecnologias digitais pelos docentes, a didática e a docência online, Educação online e cibercultura, letramentos digitais; a convergência de mídias e a aprendizagem.

Contato: gruparufjf@gmail.com