FALE – Núcleo de Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino

Grupo de Pesquisa LINFE – Linguagem, Infâncias e Educação

Líderes: ProfªDrª Hilda Aparecida Linhares da Micarello/ ProfªDrª Rosângela Veiga Júlio Ferreira

O LINFE busca compreender como os modos de organização e funcionamento das instituições educacionais, assim como as mediações que nelas se realizam, repercutem em diferentes domínios das vivências infantis, dentro e fora da escola: seu desenvolvimento, relações sociais, suas afecções e formas próprias de atribuir sentido ao mundo.

Contato: hilda.micarello@uab.ufjf.br

Grupo de Pesquisa LEPs – Linguagem, Ensino e Práticas sociais

Líderes: ProfªDrªTânia G. Magalhães / ProfªDrª Andreia Garcia-Reis

As pesquisas do grupo trazem resultados que incidem diretamente na formação inicial e continuada de professores, na reflexão sobre práticas de ensino de Língua Portuguesa na escola básica – relativas à aprendizagem por gêneros textuais -, nos processos de ensino e aprendizagem, em materiais didáticos, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Contato: tania.magalhaes95@gmail.com

Grupo de Pesquisa ISE – Interação, Sociedade e Educação

Líderes: ProfªDrª Andreia Garcia-Reis/ Prof. Dr. Alexandre Cadilhe

O Grupo ISE tem atuação em pesquisa na área de linguagem e educação, a partir de duas linhas de pesquisa: Linguagem e Formação de Professores; Linguagem, Direitos Humanos e Diversidade, com ações no desenvolvimento de projetos de pesquisas, cursos de extensão e eventos, direcionadas à formação inicial e continuada de professores, sobretudo nos temas relacionados às linhas.

Contato: andreiargarcia@yahoo.com.br; alexandre.cadilhe@ufjf.edu.br