UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Pesquisa > Linhas de Pesquisa

 

O PPGE-UFJF se organiza a partir de um eixo integrador, a área de concentração: EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Esse eixo integrador se desdobra em duas linhas de pesquisas: Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional e Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores.

 

Gestão, políticas públicas e avaliação educacional

 

A linha de pesquisa Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional investiga temas que dizem respeito à relação entre o Estado brasileiro e a educação, tanto na formulação de políticas educacionais quanto nas práticas em curso nos diferentes sistemas escolares, incluindo a dimensão histórica. Estão inseridas nesta linha as pesquisas sobre as instituições sociais em suas práticas educativas específicas, bem como sua historiografia.

 

A linha está empenhada no desenvolvimento de instrumento de gestão, avaliação, monitoramento e planejamento em educação, apropriados à diversidade existente na realidade brasileira. São também objeto de estudo as relações entre educação, desenvolvimento econômico, trabalho e tecnologia.

 

Pertencem a esta linha de pesquisa:

Prof. Dr. André Silva Martins
Profª. Drª. Beatriz de Basto Teixeira
Prof. Dr. Carlos Fernando F. da Cunha Junior
Profª. Drª. Daniela Auad
Prof. Dr. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos
Prof. Dr. Dileno Dustan Lucas de Souza
Profª. Drª. Diva Chaves Sarmento
Prof. Dr. Eduardo Magrone
Prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira
Profª. Drª. Maria da Assunção Calderano
Prof. Dr. Marlos Bessa Mendes da Rocha
Prof. Dr. Rubens Luiz Rodrigues
Prof. Dr. Tufi Machado Soares

 

Linguagem, conhecimento e formação de professores

 

A linha de pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores investiga as relações entre linguagem, cultura e cognição focalizando a linguagem em suas diferentes perspectivas. Aborda questões relacionadas à construção do conhecimento, ao ensino/aprendizagem, à educação infantil, alfabetização e aos processos e práticas sociais de leitura e escrita, aos processos midiáticos que incluem a tv, o computador e a internet, focalizando também a educação em ciência e matemática. A formação do professor, um foco que emerge dessas investigações, é também objeto de estudo nessa linha de pesquisa.

 

Pertencem a esta linha de pesquisa:

Profª. Drª. Ana Maria Moraes Fontes
Profª. Dr°. Adriana Rocha Bruno
Prof. Dr. Anderson Ferrari
Prof. Dr. Cassiano Caon Amorim
Profª Drª Cristiane Cunha Flôr
Profª Drª Eliana Lúcia Ferreira
Profª. Drª. Eliane Medeiros Borges
Profª Drª Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello
Profª Drª Ilka Schapper Santos
Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes
Profª. Drª. Luciana Pacheco Marques
Profª. Drª. Lucia Furtado de Mendonça Cyranka
Profª. Drª. Margareth Aparecida Sacramento Rotondo
Prof. Dr. Maxmiliano Valerio Lopéz
Profª. Drª. Maria Teresa de Assunção Freitas
Profª Drª Núbia Aparecida Schaper Santos
Profª. Drª. Sônia Maria Clareto
Profª Drª Sonia Regina Miranda
Profª. Drª. Tânia Guedes Magalhães
Prof. Dr. Vicente Paulo dos Santos Pinto

 

Programa de Pós-Graduação em Educação