UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Pesquisa > Linhas de Pesquisa

O PPGE/UFJF organiza-se a partir de um eixo integrador, a área de concentração “EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. Esse eixo integrador desdobra-se em três linhas de pesquisa: Trabalho, estado e movimentos sociais; Linguagens, culturas e saberes; e Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos.  

 

TRABALHO, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS

A linha de pesquisa TRABALHO, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS investiga temas que dizem respeito à relação entre o Estado e a educação em suas dimensões histórica, econômica e sociológica. Envolve os seguintes temas: política, gestão, avaliação, planejamento, sistemas educacionais; bem como trabalho, tecnologia, política de formação docente, desigualdades educacionais e movimentos sociais.

 

LINGUAGENS, CULTURAS E SABERES

A linha de pesquisa LINGUAGENS, CULTURAS E SABERES investiga as relações entre linguagem, cultura,currículo,saberes escolares e não escolares. Aborda questões relacionadas à construção do conhecimento, aos processos de ensino e de aprendizagem e às práticas educativas em diversos componentes curriculares.A formação de professores de diferentes etapas e modalidades da educação também se constitui como objeto de estudo nessa linha de pesquisa.

 

DISCURSO, PRÁTICAS, IDEIAS E SUBJETIVIDADES EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Nesta linha, DISCURSO, PRÁTICAS, IDEIAS E SUBJETIVIDADES EM PROCESSOS EDUCATIVOS, são focalizadas temáticas que priorizam a problematização da educação na relação com subjetividades, discursos, práticas e ideias, tais como: diferenças, linguagens, culturas, imaginários, temporalidades, memórias, cotidianos, relações de gênero, sexualidades, corporeidades, africanidades, infâncias.

 

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Educação