Sistemas de Ensino, Autonomia, Democratização e Identidade Nacional

Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa > Sistemas de Ensino, Autonomia, Democratização e Identidade Nacional

Profª Líder: Profª Diva Chaves Sarmento

Ementa/Foco do grupo de ação do grupo:

O Grupo de Estudos em Sistema de Ensino – GESE está vinculado ao Núcleo de Estudos do Conhecimento e da Educação- NESCE/ FacEd. Criado em 1999, tem desenvolvido seus estudos sobre questões relativas ao Sistema Nacional de Educação. Foram desenvolvidas pesquisas sobre autonomia municipal, criação de sistemas municipais de ensino e a construção da identidade nacional na escola brasileira. Os estudos trouxeram ao debate questões relacionadas à construção de um Sistema Nacional de Educação no Brasil: a relação entre o poder central e os poderes locais; a dificuldade de se definir um projeto nacional; a inserção do país no contexto das nações num mundo globalizado; as diferenças regionais e sociais historicamente construídas e a dificuldade de constituir uma sociedade democrática. As reflexões produzidas pelas pesquisas estão registradas em dissertações, artigos e capítulos de livros produzidos por membros do grupo. Dentre outros podem ser citados: a) Estudo sobre a constituição dos Conselhos Municipais de Educação e seu papel na definição das políticas educacionais publicado na revista Cadernos de Pesquisa, no. 123, set./dez., 2004; b) Pesquisa Autonomia municipal: criação de sistemas municipais de ensino publicada na Revista Educação e Sociedade no. 93. Set./Dez. 2005 e na Revista Educação em Foco n.1 e no. 2 mar/ago 2004 e set/fev 204/2005; c) Trabalhos de bacharelado e dissertações de Mestrado que analisaram Conselho Municipal de Educação; as possibilidades de participação e representatividade social; as implicações para a democratização das políticas públicas educacionais e aquisição da autonomia municipal; análise da organização educacional de um Município que manteve-se vinculado ao sistema estadual. d) Texto publicado em livro organizado pelo PPGE/UFJF – Sistema Nacional de Educação: autonomia, democratização, identidade em 2009. A última publicação denomina-se Sistemas de Educação no Brasil: políticas, autonomia e cooperação, pela Editora da UFJF.

Programa de Pós-Graduação em Educação