Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa > Políticas de Educação, escolarização e estratégias de nação: a transição Império/República

Prof. Líder: Dr Marlos Bessa Mendes da Rocha/Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos

Foco de ação do grupo:

A pesquisa que estamos realizando dá continuidade a que veio sendo  implementada, em anos próximos passados, sobre a estrutura educacional do Município de Juiz de Fora no período que vai dos anos de 1880 a 1910. O levantamento então realizado nos remeteu aos relatórios dos inspetores das escolas municipais, às atas de final de ano dos exames de alunos das escolas públicas de Juiz de Fora e seus distritos, aos mapas disponíveis de matrícula e freqüência das escolas, às correspondências diversas relativas à educação enviadas à Presidência da Câmara Municipal, às referências diversas sobre o financiamento público das escolas, sejam as públicas ou as subsidiadas, aos requerimentos recebidos pela Câmara Municipal relativos às escolas, aos orçamentos municipais voltados à educação, às autorizações de funcionamento de escolas e tantos outros temas da educação pública na cidade e no município. Buscamos também recuperar através de fontes jornalísticas os debates educacionais de época. No emaranhado de informações, procuramos um recorte que nos levasse a identificar de que projeto de sociedade e de nação esta escolaridade, na forma como se estruturou, faz parte. No presente projeto, estendemos essa mesma preocupação, bem como o mesmo tipo de fontes, para as duas décadas republicanas seguintes. ( Projeto Financiado pela FAPEMIG- SHA APQ 00386/09 )

Programa de Pós-Graduação em Educação