História Ensinada, Memória e Saberes Escolares

Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa > História Ensinada, Memória e Saberes Escolares

Profª Líder: Drª Sonia Regina Miranda

Foco de ação do grupo:

O grupo de Pesquisa História Ensinada, Memória e Saberes  Escolares teve sua origem na investigação dos múltiplos processos de aprendizagem da História.  Desde a sua constituição em 2005, vem se deslocando para a compreensão de processos sociais mais amplos que se imbricam com esse plano de aprendizagens. Trata-se das diversas práticas de Memória e dos processos de significação inerentes a ela. Do mesmo modo, as diferentes formas de constituição de memórias, qual sejam, as subjetivas, as sociais e as públicas são também foco de análise. Além disto, outros caminhos investigativos se delineiam e abrem espaço para reflexões em torno das problemáticas relacionadas aos processos de construção da consciência histórica e  das representações acerca do tempo e do passado entre sujeitos.

Programa de Pós-Graduação em Educação