Grupo de Pesquisa e Educação Ambiental – GEA

Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa > Grupo de Pesquisa e Educação Ambiental – GEA

Profº Lider: Drº Vicente Paulo dos Santos Pinto

Foco de ação do grupo:

No final de 2000, foi realizado no NEC o ciclo de palestras “Educação Ambiental em Perspectiva”. O ciclo além de gerar uma coletânea de artigos que se transformou no livro “Educação ambiental em perspectiva”, editado pela FEME, também fomentou a criação do GEA, que se consolidou em 2001. O GEA é vinculado ao NEC e tem como um dos objetivos promover estudos, ensino e pesquisas sobre as questões ambientais a partir do enfoque da EA. Visando a formação de professores se desenvolve no Grupo, desde 2002, o Curso de Especialização em Educação Ambiental (CESPEA). Além da formação de professores que atuam na educação formal, o CESPEA, que está em sua quarta turma, tem contribuído na formação de gestores e analistas ambientais que atuam na educação ambiental não-formal através em ONGs, empresas e órgãos públicos. Na educação à distância, o GEA/NEC dá suporte à coordenação do Curso de Especialização da Universidade Aberta do Brasil (UAB) “Gestão do meio ambiente: educação, direito e análise”. Este curso vem sendo oferecido em sete pólos no estado de Minas Gerais: Bicas, Ipanema, Ilicínea, Boa Esperança, Santa Rita de Caldas, Salinas e Buritis. Em termos da extensão, o grupo tem sido parceiro da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) apoiada pela FINEP e do Programa Extensão (UFJF/Proex): “Apoio aos Planos Diretores dos municípios da Zona da Mata Mineira”.  No Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – PPGE da UFJF foram defendidas seis dissertações que se inserem na Linha de Pesquisa “Linguagem, conhecimento e formação de professores” tendo temáticas relacionadas à educação ambiental e à questão rural-urbano e suas repercussões no ensino formal. Na Pesquisa, foram executados projetos apoiados pelo CNPq e pela FAPEMIG. Além disso, o trabalho do GEA tem subsidiado o desenvolvimento de monografias de graduação e pós-graduação, tanto de especialização como de mestrado. Como resultado das reflexões e debates acadêmicos resultantes do grupo foram gestadas no GEA/NEC as publicações:

Programa de Pós-Graduação em Educação