Grupo de Pesquisa e Educação Ambiental – GEA

Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa > Grupo de Pesquisa e Educação Ambiental – GEA

Coordenadora: Prof.ª Dra. Angélica Cosenza

Foco de ação do grupo: O Grupo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora – GEA/UFJF tem por objetivos promover pesquisas, estudos, atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre questões ambientais a partir dos referenciais teórico-epistemológicos do campo da educação ambiental. O grupo foi criado, no final do ano de 2000, por um grupo de participantes do ciclo de estudos “Educação Ambiental em Perspectiva” promovido pelo NEC – Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC/FACED),epaço onde nasceu e se fortaleceu, buscando reunir pesquisadores/as associados/as provenientes de diferentes áreas. Atualmente, assume a coordenação da Profa. Angélica Cosenza (FACED). Sua atuação é, por princípios, interdepartamental e interinstitucional, associando-se a instituições, organizações e pessoas físicas ou jurídicas, de modo a atingir a compreensão do fenômeno educativo em suas relações com a questão ambiental. As temáticas de interesse do grupo giram em torno da: Educação Ambiental e Ensino de Ciências; Educação Ambiental e Ensino de Geografia, Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia; Justiça ambiental; Formação de educadores ambientais; Práticas educativas; Discurso.