Formação de Professores e Políticas Educacionais

Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa > Formação de Professores e Políticas Educacionais

Profª Líder: Drª Maria da Assunção Calderano

Foco do grupo de ação do grupo:

Institucionalizado em 2003, quando foi registrado no Diretório do CNPQ, o grupo vem realizando estudos e pesquisas tendo como foco central os processos de formação docente – incluídas a formação do professor e do pedagogo. Estabelece relações com o campo do trabalho docente, buscando identificar potencialidades e lacunas na relação universidade e escola, formação e atuação docente. Compreendendo que tanto a formação quanto o trabalho docente se circunscreve e influencia, em alguma medida, as políticas educacionais, tem-se nelas, o cenário a partir do qual se pautam as análises e proposições. Reconhecendo a complexidade desse campo, reafirma-se que a centralidade do processo político pedagógico da formação, exige uma análise contextualizada. Daí a triangulação de enfoque, muitas vezes, utilizada tanto nos estudos e pesquisas realizados pelo grupo.

Programa de Pós-Graduação em Educação