Educação, Formação de Professores e Infância (LEFOPI)

Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa > Educação, Formação de Professores e Infância (LEFOPI)

Profª Líder: Dra. Ilka Schapper Santos/Núbia Aparecida Schapper Santos

Foco de ação do grupo:

O grupo tem por objetivo a pesquisa em educação, formação de professores e estudos sobre crianças e suas infâncias. Discute o processo crítico reflexivo, buscando favorecer um diálogo com professores que contribua para o reconhecimento e análise dos fatores que limitam a sua atuação e a oportunidade de verem a si mesmos como capazes de levar a cabo a transformação da prática em valores educativos. O trabalho da equipe de pesquisa iniciou em 2001 e a compreensão das resistências impostas pela cultura docente e institucional foi essencial para redirecionar o caminho do trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. A prática de formação profissional centrada não na Universidade, mas no lócus da instituição de educação infantil imprimiu reflexões mais produtivas porque se baseia no diálogo, tem como base a experiência do professor em sua sala de atividades e espelha melhor as dificuldades e os problemas vividos por cada um. Assim, é a colaboração entre pesquisador e professor que oferecerá para ambos a compreensão dos problemas nos quais estão mergulhados. Essa compreensão levou a equipe de pesquisadores a um percurso teórico-metodológico construído no interior das investigações realizadas a partir do ano de 2005 que priorizou um espaço de colaboração na chamada Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol. Um contexto de formação crítico-reflexiva é complexo e se trata de um espaço em que os participantes envolvem-se na negociação e no desenvolvimento de seus pontos de vista por meio do diálogo, implicando na transformação da ação, numa consciência crítica da realidade, que são requisitos para a mudança.

Programa de Pós-Graduação em Educação