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O Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF foi criado em 1994, aprovado na instituição pela Resolução do CONSU nº 09/94 de 28 de abril de 1994, iniciando as atividades do Mestrado em março de 1995. Foi recomendado pela CAPES em 09 de abril de 1999 e reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 1734 de 07 de dezembro de 1999. Possui conceito 4, conforme os critérios da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e, desde 2008 funciona também no nível de Doutorado. O PPGE/UFJF se organiza a partir de um eixo integrador, a área de concentração:

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – O foco de análise são os processos sociais e políticos que configuram a relação entre o Estado e a sociedade na realidade educacional brasileira, bem como os processos específicos de construção do conhecimento no âmbito escolar. Daí a valorização do debate acerca dos procedimentos de avaliação e das políticas públicas que se concretizam em sistemas educacionais e orientam as diversas práticas pedagógicas. Um dos processos fundamentais que estará sendo objeto permanente de inquirição é a educação pública, desenvolvida nos diferentes níveis de ensino, buscando identificar as possibilidades e perspectivas de transformação e superação de seus limites. Considerando que a esfera pública não diz respeito exclusivamente ao estatal, mas à toda sociedade, o que se deseja é contribuir para que os processos educacionais sejam agentes efetivos de democratização da sociedade brasileira. Esse eixo integrador se desdobra em duas linhas de pesquisas: TRABALHO, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS; LINGUAGENS, CULTURAS E SABERES; DISCURSO, PRÁTICAS, IDEIAS E SUBJETIVIDADES EM PROCESSOS EDUCATIVOS.

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

A duração do curso de Mestrado está prevista para até 24 meses. Durante este período deverão ser integralizados 29 créditos. Os créditos serão obtidos através de disciplinas cursadas (21 créditos) e da Dissertação do Mestrado (8 créditos). O aluno deve integralizar os créditos das disciplinas durante o 1º ano do curso. Ao final deste e antes do início do 2º ano do curso deverá realizar seu exame de qualificação. Completados os 24 meses deverá defender a dissertação de mestrado.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO MESTRADO

História da Educação Brasileira ou Estado e Políticas Educacionais; Pesquisa em Educação I ou Pesquisa em Educação II; Atividades Orientadas em Pesquisa.

 

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

A duração do curso de Doutorado está prevista para até 48 meses. Durante este período deverão ser integralizados 47 créditos. Desses, 39 créditos serão obtidos através de disciplinas cursadas e da Tese de Doutorado (8 créditos). Até 24 créditos poderão ser aproveitados a partir do curso de Mestrado, dependendo da área. O aluno deverá integralizar os créditos das disciplinas em, no mínimo 3 e, no máximo, 6 semestres letivos. São previstos dois exames de qualificação, devendo ser o primeiro deles realizado até o final do 5º. período letivo e o segundo exame até o final do 7º. período letivo. A defesa da tese de Doutorado deverá ocorrer até o prazo de 48 meses.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO DOUTORADO

Dentre os créditos obrigatórios, seis concentrar-se-ão sobre as duas disciplinas obrigatórias, a saber: Atividades orientadas em Pesquisa II e Estudos Especiais em Educação Brasileira: gestão e práticas pedagógicas.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS MESTRADO E DOUTORADO

De acordo com a oferta semestral.

 

Linha de Pesquisa: TRABALHO, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORES CREDENCIADOS MESTRADO:

Dileno Dustan Lucas de Souza – Permanente – Doutorado em Educação
Eduardo Magrone – Colaborador – Doutorado em Sociologia
Maria Zélia Maia de Souza – Permanente – Doutorado em Educação. 

PROFESSORES CREDENCIADOS MESTRADO E DOUTORADO:

André Silva Martins – Permanente. Doutorado em Educação
Beatriz de Basto Teixeira – Permanente. Doutorado em Educação
Daniela Auad – Permanente – Doutorado em Educação
Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos – Permanente – Doutorado em Educação
Hajime Takeuchi Nozaki – Permanente – Doutorado em Educação
Maria da Assunção Calderano – Permanente – Doutorado em Sociologia
Tufi Machado Soares – Permanente – Doutorado em Engenharia (Área de concentração em Teoria Matemática de Controle Estatístico)
Rubens Luiz Rodrigues – Permanente – Doutorado em Educação.

 

Linha de Pesquisa: LINGUAGENS, CULTURAS E SABERES 

PROFESSORES CREDENCIADOS MESTRADO:

Ana Maria Moraes Fontes – Permanente – Doutorado em Psicologia.
Andreia Rezende Garcia Reis – Permanente. Doutorado em Lingüística
Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior – Permanente. Doutorado em Educação.
Cassiano Caon Amorin – Permanente – Doutorado em Geografia Humana. 
Mariana Cassab Torres – Permanente – Doutorado em Geografia Humana. 
Vicente Paulo dos Santos Pinto – Permanente – Doutorado em Geografia.

PROFESSORES CREDENCIADOS MESTRADO E DOUTORADO:

Adriana Rocha Bruno – Permanente – Doutorado em Educação.
Cristhiane Cunha Flor – Permanente – Doutorado em Educação Científica e Tecnológica.
Eliana Lúcia Ferreira – Permanente– Doutorado em Educação Física. 
Eliane Medeiros Borges – Permanente – Doutorado em Educação.
Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello – Permanente – Doutorado em Educação.
Jader Janer Moreira Lopes – Permanente – Doutorado em Educação. 
Maria Teresa de Assunção Freitas – Colaborador – Doutorado em Educação.
Marcus Vinicius Medeiros – Permanente – Doutorado em Educação. 
Reginaldo Fernando Carneiro Permanente – Doutorado em Educação Matemática.
Tânia Guedes Magalhães – Permanente – Doutorado em Letras. 
Wilson Alviano Permanente – Doutorado em Educação. 

 

Linha de Pesquisa: DISCURSO, PRÁTICAS, IDEIAS E SUBJETIVIDADES EM PROCESSOS EDUCATIVOS

PROFESSORES CREDENCIADOS MESTRADO:

Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral – Permanente – Doutorado em Filosofia.
Ana Rosa Costa Picanço Moreira – Permanente – Doutorado em Educação.
Maximiliano Valerio Lopes – Permanente – Doutorado em Educação.
Neil Franco Pereira – Permanente – Doutorado em Educação. 
Sandrelena da Silva Monteiro– Permanente – Doutorado em Educação. 

PROFESSORES CREDENCIADOS MESTRADO E DOUTORADO:

Anderson Ferrari – Permanente – Doutorado em Educação. 
Angélica Cosenza Rodrigues Permanente – Doutorado em Educação em Ciências e Saúde
Ilka Schapper Santos Permanente – Doutorado em Lingüística Aplicada.  
Julvan Moreira de Oliveira – Permanente – Doutorado em Educação
Luciana Pacheco Marques – Permanente – Doutorado em Educação. 
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo – Permanente – Doutorado em Educação Matemática.
Núbia Aparecida Schaper Santos – Permanente – Doutorado em Educação.
Roney Polato de Castro – Permanente – Doutorado em Educação.
Sônia Clareto Sônia Clareto – Permanente – Doutorado em Educação Matemática.
Sonia Regina Miranda – Permanente – Doutorado em Educação.
Tarcísio Jorge Santos Pinto –Permanente – Doutorado em Filosofia

 

Programa de Pós-Graduação em Educação