Vicente Paulo dos Santos Pinto

Currículo:
Titulação: Doutor em Geografia-UFRJ

Área de Atuação:
Educação ambiental e desenvolvimento sócio-espacial; Educação e Ensino de Geografia

Mini-Currículo:

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004); tendo atuado como pesquisador do Laboratório de Gestão do Território (LAGET), coordenado pela Profa. Dra. Bertha K. Becker. É Professor Adjunto III do Departamento de Geociências (DGEO) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2000. Coordenou o Curso de Turismo da UFJF entre 2001 e 2003. É líder adjunto do Grupo de Pesquisa NEC – Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da Faculdade de Educação (FACED/UFJF). Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (CESPEA), vinculado ao NEC e o Curso de Especialização à Distância UAB/ UFJF: “Gestão do Meio Ambiente: Educação, Direito e Análise Ambiental”. É Professor Colaborador nos Programas de Pós-Graduação: 1) PPGE/ FACED/ UFJF – Educação e 2) PGECOL/ ICB/ UFJF – Ecologia da Conservação e Manejo dos Recursos Naturais. Tem experiências nas área de Geografia, Educação e Meio Ambiente. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, educação ambiental e gestão territorial (inclusive, estudos de impacto ambiental e processos de licenciamento ambiental e planos diretores), estudos rural-urbano, agricultura familiar, turismo, geopolítica e Amazônia.

Projeto de pesquisa atual:

A organização da pecuária leiteira de Juiz de Fora, entre o campo e a cidade: saberes ambientais de produtores rurais

Orientandos Atuais:

Mestrandos