UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sônia Maria Clareto

Você está em: Equipe > Corpo Docente > Sônia Maria Clareto

Docente: Permanente
Telefone: (32) 2102-3662
Sala: NEC

Contato: sclareto@yahoo.com.br
Currículo:
Titulação: Doutora em Educação Matemática – UNESP

Área de Atuação: Educação Matemática; Etnomatemática; Espacialidades e espaço escolar; Formação de professores de matemática; Conhecimento e modos de subjetivação a partir do pensamento de Nietzsche e Deleuze.

Mini-Currículo: Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado
em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos níveis de mestrado e doutorado Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço escolar, formação de professores, etnomatemática e espacialidade, filosofias da diferença e educação. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, cadastrado e certificado pelo CNPq, abrigado no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia NEC/FACED/UFJF. Realizou (2014-2016) o pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com a supervisão do prof. Dr. Antônio Vicente Marafioti Garnica.

Projetos de pesquisa em andamento: 

– Entre a constituição das áreas de educação em Ciências e Educação Matemática, no campo das vertentes e na zona da mata Mineira, e a formação do educador e do pesquisador: Composições com ações da equipe de pesquisa e apoio ao ensino de ciências e matemática EPAEC/UFJF

Núcleo de pesquisa ao qual pertence: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, MATEMÁTICA E TECNOLOGIA – NEC

Grupo de pesquisa que coordena: Travessia Grupo de Pesquisa  

 

Orientandos(as) Atuais:

Mestrandos

Doutorandos 

 

– Lucas Esteves Dore

 

 

 

– Marcos Vinícius Amaral Ribeiro 

– Wescley Dinali 

– Tarcísio Moreira Mendes

– Gabriel Voser