Tânia Guedes Magalhães

Contato: tania.magalhaes95@gmail.com

Currículo:

Titulação: Doutora em Letras – UFF

Área de Atuação: Ensino de língua portuguesa; Letramentos; Formação de professores; Linguagem; escola.

Mini-Currículo: é graduada em Letras (UFJF), Mestre em Linguística (UFJF) e doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFF). Fez estágio pós-doutoral na UEL aprofundando seus estudos  no campo do Interacionismo Sociodiscursivo. É professora dos cursos de graduação em Letras  e Pedagogia da UFJF, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (linha Linguagens, Culturas e Saberes). Atuou, por 10 anos, no ensino básico, na rede municipal de Juiz de Fora e no Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF. Coordenou PIBID de Letras/Português durante os anos de 2012 e 2013 e desenvolve, atualmente, projetos de extensão em parceria com professores de ensino fundamental e médio. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas sociais (LEPs), vinculado ao Núcleo FALE da UFJF (Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino), coordena pesquisas na área de gêneros textuais, letramentos e formação de professores de Língua Portuguesa.

Núcleo de pesquisa: Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino

Grupo de pesquisa que coordena: Linguagem, Ensino e Práticas sociais – LEP’s

Projetos de pesquisa em andamento:

– Oralidade, gêneros textuais e ensino

Orientandos(as) Atuais:

Mestrandos(as)