Maria Teresa de Assunção Freitas

Site: www.lic.ufjf.br

Titulação: Doutora em Educação-PUC-RJ

Área de Atuação:

Letramento digital; estudos sobre a cibercultura; Linguagem e construção do conhecimento na perspectiva histórico-cultural; Formação de professores; Cinema e Educação

Mini-Currículo:

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, trabalhando com o enfoque teórico da psicologia histórico-cultural (Vygotsky, Luria, Leontiev e Mikhail Bakhtin).Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital, cibercultura, aprendizagem, cinema e formação de professores. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade de pesquisa nível 1C e pesquisadora do programa “Pesquisador mineiro da FAPEMIG”. Desde setembro de 2006 exerce o cargo administrativo de Coordenadora da Pós Graduação stricto-sensu da UFJF.

Projetos de Pesquisa em Andamento:

Financiamento: CNPq (produtividade de pesquisa) e Fapemig (Pesquisador mineiro)

Orientandos Atuais

Mestrado