Lucia Furtado de Mendonça Cyranka

Currículo:

Titulação: Doutora  em Letras –  UFF

Área de Atuação:

Educação linguística na escola. Sociolinguística e trabalho escolar com a língua materna. Letramento escolar e inclusão social.

Mini-Currículo:

Possui mestrado em Letras pela UFRJ / Universidade Federal de Juiz de Fora (1979), onde atuou como professora, no Departamento de Letras. Tendo se aposentado, reingressou nessa Universidade, em 2000, na Faculdade de Educação, atuando na Formação de Professores de Português. Seus trabalhos acadêmicos se direcionaram, então, para a área de aquisição da escrita, desenvolvimento de habilidades no uso da língua materna. Em 2007, doutorou-se em Letras, pela UFF, tendo construído sua tese em Sociolingüística com ênfase no problema da avaliação lingüística, área à qual tem se dedicado, especialmente voltada para o trabalho escolar com a língua materna.

Projetos de Pesquisa em Andamento:

Desenvolvimento do léxico escrito infantil

Orientandos Atuais:

Mestrandos