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Julvan Moreira de Oliveira

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Docente: Permanente
Sala: Departamento de Educação

Telefone: (32) 2102-3657
Currículo:

Titulação: Doutor em Educação – USP

Área de atuação: Antropologia da Educação; Antropologia do Imaginário; Filosofia da Educação; Diversidade Étnico-racial; Sócio-antropologia do Cotidiano e Educação.

Mini-Currículo: Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco, SP (1991); especialização em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995), mestrado (2000) e doutorado (2010) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área da Filosofia da Educação, investigando o Imaginário (segundo Gilbert Durand) como fator de organização do real, através das práticas simbólicas dos grupos étnicos e sócio-culturais, bem como a interpretação simbólica e antropológica das obras da cultura, investigando as aplicações (em termos de métodos e heurísticas de pesquisa) das teorias antropológicas clássicas e contemporâneas à educação; análise do cotidiano escolar a partir das práticas simbólicas e educacionais da escola, articuladas ao imaginário social; estudo de algumas dimensões analíticas envolvendo a cultura escolar brasileira e as relações entre o campo educacional, discursos e práticas escolares, com interesse nos seguintes temas: africanidades, cultura, imaginário, mitocrítica e mitanálise.

Projetos de pesquisa em andamento:

– Políticas educacionais e de formação de professores para implementação do ensino de cultura africana, afro-brasileira e indígena nos municípios da zona da mata mineira.

– Concepções e propostas sobre o negro e educação: análise das pesquisas sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08 apresentadas na anped.

– As políticas públicas e a gestão da educação do estado de Minas Gerais para promoção da igualdade étnico-racial através da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08.

– A formação, o trabalho dos docentes que atuam no ensino fundamental e a avaliação sistêmica das escolas mineiras: interpretando os constructos junto aos professores.

 

 

Programa de Pós-Graduação em Educação