Neil Franco Pereira de Almeida

Você está em: Equipe > Corpo Docente > Docentes da Linha 3 > Neil Franco Pereira de Almeida

Docente: Permanente

Telefone: (32) 2102-3665 (PPGE)

Sala: Departamento de Educação

Currículo

Contato: neilfranco010@hotmail.com

Titulação: Doutor em Educação – Universidade Federal de Uberlândia

Área de Atuação: Educação Física e Desportos

Mini-Currículo: Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestre (2009) e Doutor em Educação (2014) pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginásticae Arte Corporal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordena projetos de extensão nas áreas de Ginástica Geral e Danças de Salão. É líder do Grupo de Estudo e pesquisa: Corporeidade[s], Culturas e Diferença. Investiga as relações entre Educação, Educação Física e diferença em diversos contextos, destacando-se as áreas de gênero, sexualidade, ginástica e dança.

Projetos de Pesquisa em andamento:

– Educação Física, gênero e sexualidade: um estado da arte sobre a produção científica em
periódicos brasileiros

– Educação Física e temas dissidentes: a produção do conhecimento em ginástica, dança e deficiência

Grupo de pesquisa que coordena: Corporeidades, Culturas e Diferença (GPCD)

• Objetivos: Dedica-se à compreensão de como o conceito de diferença se entrecruza na construção de conhecimentos sobre Educação e Educação Física, em contextos formais e não formais. Enfatizam-se os temas da cultura corporal (jogos e brincadeiras, esportes, lutas, danças e ginásticas) numa perspectiva dissidente, destacando possíveis manifestações desses temas fora dos padrões tradicionais hegemônicos. A partir daí, outras dimensões sociais de exclusão são pensadas nesses contextos, tais como, raça, geração, gênero, sexualidade, etnia, e outras.
  • Membros: Beatriz Gomes da Souza, Bruna pinho Machado, Bruno Leão Guimarães, Diego Falce erreira, Fabrício da Rocha Pereira, Fernando Araújo Crescencio, Isabela Souza de Paula, Karolina Silva Santiago, Marcio Henrique Scotelano Evangelista, Miraldina Alice Santos, Nayara Rios Cunha Salvador, Nilian Crisliane Damaceno, Rodrigo Ribeiro Nascimento, Samuel Moreira de Araujo, Wallace Nascimento de Almeida e Wendell Ananias Pires.

Orientandos(as) atuais:

Mestrandos(as)