RITA DE CÁSSIA MESQUITA DE ALMEIDA

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Mestrandos(as) > RITA DE CÁSSIA MESQUITA DE ALMEIDA

(rita.almeida.ra@gmail.com)

Resumo da página inicial do Currículo Lattes:

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Mestrado em Educação, em fase final, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ênfase em pesquisas sobre os diversos processos de aprendizagem histórica em espaços escolares e não-escolares. Pesquisadora, desde de 2007, do Grupo de Pesquisa História Ensinada, Memória e Saberes Escolares, coordenado pela Profa. Dra. Sonia Regina Miranda, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resumo da pesquisa de Mestrado (defesa em março de 2011):

Título: Palimpsestos Urbanos: relatos de sentidos citadinos

Orientadora: Profª Drª Sonia Regina Miranda

A pesquisa de Mestrado busca compreender como se dão os usos e contrausos de um “lugar de memória” (NORA, 1993) da cidade de Juiz de Fora-MG por alguns de seus “praticantes ordinários” (CERTEAU, 1994), ou seja, por aqueles que o percebem no cotidiano, e, com isso, as possibilidades proporcionadas por essa ausculta para se pensar Ensino de História e Memória fora do ambiente escolar institucionalizado. Assim, escolho descrever e analisar a cidade, refletir sobre as relações sociais que ela comporta e, ainda, associar elementos presente, passado e futuro a partir daquilo que emerge nas falas de alguns de seus moradores, para que, dessa forma, se possa pensar em alternativas educacionais para a constituição de algumas competências necessárias para se aprender História, à luz das reflexões de Jörn Rüsen (2001), para quem a construção de competências que permitem aprender História se dá na conjunção entre os saberes históricos escolares e não-escolares. A pesquisa, em fase final com defesa prevista para março de 2011, insere-se no Grupo de Pesquisa História Ensinada, Memória e Saberes Escolares (FACED-UFJF), coordenado pela professora Sonia Regina Miranda.

Bibliografia:

CERTEAU, Michel de.  A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes,  1994.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Revista Projeto História. São Paulo: PUC, dez. 1993, nº 10.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

Programa de Pós-Graduação em Educação