LILIAN APARECIDA LIMA DE PAULA

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Mestrandos(as) > LILIAN APARECIDA LIMA DE PAULA

(lilianlimajf@hotmail.com

Currículo Resumido

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui Graduação em Pedagogia pela UFJF (2008). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação (UFJF) desde 2006 e, atualmente, atua também como professora regente das séries iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Juiz de Fora (PJF). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Currículo, Gestão Escolar e Financiamento da Educação.

Resumo do Projeto de Pesquisa

Esta pesquisa tem por objetivo averiguar quais foram as adaptações na proposta curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para atendimento do novo formato de Ensino Fundamental – especialmente para o primeiro ano desse nível de ensino –, em concordância com o estabelecido pela lei nº 11.274/2006, que o amplia para nove anos de duração e torna obrigatória a matrícula dos alunos aos seis anos de idade. Para tanto, busca conhecer melhor essa política, tanto no âmbito nacional quanto no estadual e no municipal. Julga necessário também compreender e analisar os conceitos de currículo e infância presentes nos documentos oficiais da política nos três âmbitos educacionais. Pretende estruturar um panorama da situação, com base nos achados da pesquisa, para analisar os efeitos dessa política no sistema educacional juizforano, em resposta à questão inicial da investigação. A metodologia de pesquisa proposta é a análise de conteúdo de um corpus constituído por documentos oficiais (federais, estaduais e municipais) relativos a essa política, entrevistas semi-estruturadas (com gestores e professores envolvidos no processo) e anotações de campo (conseguidas através de observações em escolas municipais da cidade), no qual têm sido buscadas relações de continuidade e complementação entre as propostas curriculares dos âmbitos educacionais. Todo o trabalho tem sido acompanhado por levantamento e revisão bibliográfica nas áreas de Políticas Educacionais e Currículo. Os dados iniciais sugerem empenho por parte da rede municipal na reorganização do Ensino Fundamental. Percebe-se a tentativa de um trabalho coletivo, democrático e reflexivo. Demonstra reinterpretações e consonância da proposta municipal com as orientações nacionais e estaduais, o que aponta os sucessivos processos de hibridação pelos quais passa uma política.

Palavras-chave: Ensino Fundamental de Nove Anos. Política Pública Educacional. Política Curricular.

Programa de Pós-Graduação em Educação