UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

LEANDRO SILVA DE PAULA

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Mestrandos(as) > LEANDRO SILVA DE PAULA

(leandroufop204@yahoo.com.br)

Currículo Resumido

 

Graduado em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Atualmente está concluindo o MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas de história da educação, métodos e técnicas de pesquisa, políticas públicas educacionais, conservação de arquivos e digitalização de acervos documentais.

Resumo de projeto de pesquisa

Título: Higiene, educação e cuidados com a infância: o discurso médico nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1840-1882).

Orientador: Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior.

Esta dissertação pretende refletir acerca do discurso médico relacionado à higiene da infância. Nosso objetivo é analisar quais foram as principais preocupações, intervenções e representações sociais voltadas para este tema, existentes em teses defendidas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro no período do segundo reinado. No total foram analisadas 16 teses, desenvolvidas no formato dissertativo, que tinham como intuito conferir o título de médico aos alunos, oriundos de diferentes regiões do Brasil, que estudavam no Rio de Janeiro. As teses em um primeiro momento mereceram um tratamento individual, para que mais tarde fossem articuladas umas com as outras. O cruzamento das fontes foi fundamental para uma melhor compreensão do discurso médico do século XIX, com todas as suas “certezas” e contradições. As reflexões sobre a documentação utilizada se fizeram com base nos pressupostos da História Cultural e lançamos mão dos estudos foucaultianos para compreender como o pensamento médico, através do discurso higienista focado nos cuidados com a infância, pretendia disciplinar e educar a sociedade, intervindo nos seus hábitos, julgando torná-los saudáveis, morais e higiênicos.

 

Programa de Pós-Graduação em Educação