UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

KELLY DA SILVA

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Mestrandos(as) > KELLY DA SILVA

(kelserena2003@yahoo.com.br)

Currículo Resumido:
Mestranda em Educação pela UFJF (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, currículo, formação de professores, bullying, avaliação da educação e Gênero, sexualidade e educação. Tutora da Disciplina de Sociologia da Educação e Filosofia da Educação em 2009 pela Universidade Aberta do Brasil, tutora da disciplina de Monografia no primiero semestre de 2010 pela Universidade Aberta do Brasil.

Resumo da Pesquisa:
Orientador: Anderson Ferrari

Currículo, Gênero e Identidade na Formação de Professores/as

Discute-se atualmente nas teorias sociais e educacionais, a existência de um novo tempo e, consequentemente, apontam-se os seus equívocos, revelando a necessidade de se problematizar as disciplinas, os conteúdos, as formas e o silêncio dos currículos. Ressaltando a relação entre educação e identidade social, o currículo torna-se objeto tanto de críticas como de interesses de diferentes grupos que desejam implantar mudanças na educação escolar. Nesse sentido, a questão analisada é: quais identidades de gênero que as experiências e relações estabelecidas pelo/no currículo dos cursos de formação de professores vêm produzindo? Os autores com quem dialogamos se apresentam como: Guacira Louro, Michel Foucault, Joan Scott, Dagmar Meyer, Tomaz Tadeu da Silva. O objetivo do estudo é analisar projetos e/ou discursos sobre a formação de professores, no que se refere às relações de gênero, sexualidade e currículo, enquanto participantes da construção de novas identidades, fortalecendo o debate sobre a elaboração dos currículos e o respeito à diversidade. Neste trabalho articulam-se estudos foucaultianos, estudos de gênero, estudos feministas, estudos da perspectiva pós-estruturalista.

 

Programa de Pós-Graduação em Educação