CRISTIANE ELVIRA DE ASSIS OLIVEIRA

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Mestrandos(as) > CRISTIANE ELVIRA DE ASSIS OLIVEIRA

(cristianeelvira@yahoo.com.br)

Currículo resumido

Formação acadêmica e profissional

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Atualmente é aluna e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, participa dos projetos Tempos na escola, financiado pelo CNPq e FAPEMIG, Tempos: estado da arte na educação, e Temporalidades no/do cotidiano escolar orientados pela Profª. Drª. Luciana Pacheco Marques. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre tempo, educação integral, educação infantil e cotidiano escolar.

Pesquisa de mestrado

Título: Temporalidades de crianças: narrativas de professoras da Educação Infantil
Orientadora: Profª. Drª. Luciana Pacheco Marques

Meu objetivo na pesquisa é problematizar com as professoras da Educação Infantil indícios das temporalidades de crianças do segundo período de uma escola municipal de educação em tempo integral do município de Juiz de Fora/MG. O que narram as professoras sobre temporalidades de crianças nos/dos temposespaços escolares? Como aporte teórico-metodológico utilizo a pesquisa no/do/com o cotidiano. Pesquisar no/do/com o cotidiano implica em mergulhar nele e envolver-se com ele intensamente, sendo estes os passos iniciais para nós que buscamos uma outra maneira de fazer pesquisa. Estou construindo a pesquisa numa escola municipal de educação em tempo integral de Juiz de Fora. Realizei anotações a respeito de indícios de temporalidades das crianças nos temposespaços escolares, no segundo semestre de 2010, tendo como referência uma turma com crianças de cinco anos de idade. Os indícios observados serão narrados pelos(as) professores(as) da Educação Infantil no primeiro semestre de 2011.

Programa de Pós-Graduação em Educação