ANA PAULA PONTES DE CASTRO

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Mestrandos(as) > ANA PAULA PONTES DE CASTRO

anapaulapcastro@yahoo.com.br

Resumo Lattes:

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), orientada pela Profa. Dra. Maria Teresa de Assunção Freitas. É integrante do Grupo de Pesquisas Linguagem, Interação e Conhecimento, coordenado pela mesma professora. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, computador/internet, aprendizagem e formação de professores.

Resumo da Pesquisa:

Desenvolvo uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural fundamentada em Vygotsky e Bakhtin que objetiva compreender como a escrita desenvolvida em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Moodle, em disciplinas presenciais do curso de Pedagogia e Licenciaturas da Universidade Federal de Juiz de Fora, contribui para a aprendizagem dos alunos. Realizo uma reflexão acerca do papel da escrita na sociedade a partir dos estudos de diversos autores e pesquisadores e esboço um breve percurso histórico do surgimento da escrita e seu desenvolvimento. Na pesquisa, discuto o papel da escrita como instrumento de formação, apontando sua potencialidade na formação da consciência e da reflexão. Discuto a plataforma Moodle como um ambiente virtual que abriga vários gêneros do discurso, tendo como base a concepção de gêneros discursivos presente na teoria enunciativa da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo. Além disso, discuto a linguagem escrita fundamentada na teoria vygotskyana, apontando suas peculiaridades e chegando à sua influência e importância para a aprendizagem. O trabalho de campo, ainda e andamento, constrói-se de forma compartilhada entre sujeitos (pesquisador e pesquisados): analiso a escrita dos alunos em fóruns de discussão na plataforma Moodle de uma disciplina do curso de Licenciatura em Letras e as atividades escritas na plataforma Moodle de uma disciplina do curso de Pedagogia. Estas análises são realizadas no acontecer da disciplina, observando o movimento de escrita dos alunos no ambiente online a fim de compreender como a escrita contribui para a aprendizagem e a construção de conceitos científicos no processo de escrita. Além disso, realizo entrevistas dialógicas com as professoras a fim de compreender como elas percebem a escrita de seus alunos nestes ambientes online.

Programa de Pós-Graduação em Educação