Sérgio Augusto Leal de Medeiros

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Doutorandos > Sérgio Augusto Leal de Medeiros

E-mail: medeiros@powerline.com.br

Currículo resumido

Graduado em História (1980) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. Atualmente é Professor de História no Colégio de Aplicação João XXIII em Juiz de Fora – MG. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento – UFJF

Resumo do projeto de tese

Orientadora: Drª Maria Teresa de Assunção Freitas

O objetivo deste texto é apresentar os caminhos teóricos e metodológicos construídos para investigar a inserção do discurso imagético no contexto educacional, reconhecendo o cinema como construção estética e excepcional fonte de pensamento e de expressão, e linguagem que inaugura uma forma inédita de olhar e compreender o mundo. Para dar conta da relação polissêmica e multifacetária entre o cinema e a educação, o instrumental teórico-metodologico que apresento e submeto à discussão, foi construído no diálogo entre  teorias e metodologias diversas. Nos campos de pensamento criados por Gilles Deleuze, Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin procuro conceitos e teorias que contribuam para compreender o cinema a partir da problematização da racionalidade humana puramente lógica. Numa relação vis-a-vis com a arquitetônica teórica, delineio meu propósito investigativo pretendendo perceber como ocorrem, os agenciamentos das imagens fílmicas. Apresento a proposta de pesquisar junto a alunos e professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFJF, e com eles tratar dos dispositivos, descrever as tensões, encontrar as linhas agitadas da linguagem, dos discursos, dos saberes e dos processos de subjetivação envolvidos na relação cinema-educação. Nesta perspectiva, a pesquisa  em educação pressupõe não apenas uma observação diagnóstica, mas uma ação participante, uma intervenção, uma desestabilização de certezas que desterritorialize as idéias e possibilite novos sentidos para nossas práticas cotidianas.

Programa de Pós-Graduação em Educação