UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Paula Batista Lessa

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Paula Batista Lessa   paulalessa2000@yahoo.com.br 

 

Currículo resumido:

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, professora licenciada da rede de ensino municipal de Juiz de Fora/MG. Tutora das disciplinas de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil na UFJF. Participante dos Projetos de pesquisa “A Formação, o Trabalho dos Docentes que atuam no Ensino Fundamental e a Avaliação Sistêmica das Escolas Mineiras: um estudo comparado”. (Faculdade de Educação/UFJF) e Financiamento da educação em cidades mineiras: dez anos de FUNDEF (1998-2007)” (Faculdade de Ciências Sociais/UFJF)

 

Resumo do projeto de tese

Título: “ORIENTAÇÕES CURRICULARES: UM ESTUDO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES”.

Orientadora: Profª Drª Beatriz de Basto Teixeira 

A pesquisa objetiva verificar se e como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) figuram nos materiais didáticos de cursos de formação superior de professores, desenvolvidos em educação a distância. O interesse pela pesquisa se justifica pela possibilidade dessa modalidade de ensino poder ter se tornado um poderoso canal de difusão de discursos sobre concepções de educação, escola, processo educativo, perfil de professor, expectativas em relação aos alunos, estratégias de avaliação e orientações para a prática. Opto por realizar uma pesquisa bibliográfico-documental do texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos materiais didáticos utilizados pelos cursos de formação. Os dados serão classificados e analisados dentro de 10 categorias: avaliação da aprendizagem; cidadania; objetivos da educação; diversidade e pluralidade cultural; funções da escola; relação família e comunidade; organização do espaço e tempo escolares; perfil do professor; relação professor-aluno; conteúdos das áreas de conhecimento. (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Artes). Utilizo como referencial teórico os conceitos e análises oriundas de estudos sobre os processos de elaboração e circulação das políticas curriculares desenvolvidos por Stephen Ball, Edil Paiva, Alice Lopes, Elizabete Macedo e de estudos sobre as políticas de formação de professores elaborados por Helena Freitas, Marli André, Menga Ludke, Iria Brzezinski. Cotejo as análises desses autores com os textos de material didático utilizado em processos de formação docente com a intenção de buscar mostrar que tanto a política curricular quanto a política de formação de professores refletem tensões entre variadas tentativas de consolidação e legitimação de propostas que sofrem uma (re)contextualização metodológica, teórica, filosófica, ideológica e política ao operaram sobre as experiências concretas de sua apropriação pelos docentes.

Programa de Pós-Graduação em Educação