UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Margareth Conceição Pereira

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Doutorandos > Margareth Conceição Pereira

E-mail: margocpereira@gmail.com

Currículo resumido

Graduada em Licenciatura em Matemática (UFJF-2003), Especialista em Gestão da Educação a Distância (UFJF-2004), Mestrado em Educação (UFJF-2008). Atualmente é como professora substituta de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) de Juiz de Fora-MG.

Resumo do projeto de tese

Tema: O DESEMPENHO DAS ESCOLAS-REFERÊNCIA A PARTIR DOS RESULTADOS DA PROVA BRASIL:  o impacto da política na qualidade do ensino

Orientadora: Drª Maria Assunção Calderano   

A pesquisa de doutorado proposta apresenta-se como uma oportunidade de dar continuidade às pesquisas já realizadas sobre a política Escolas-Referência (ER) de Minas Gerais (PEREIRA, 2008) e obter indicativos sobre o impacto das políticas públicas educacionais em Minas Gerais em relação a desempenho cotejado a investimento. Serão tomados como ponto de partida a comparação dos resultados dos 9ºs anos de cada ER no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) em Língua Portuguesa e Matemática, dos anos de 2005 com os de 2009. Podendo ser a questão de investigação colocada nos seguintes termos: Qual o impacto do Projeto ER para as ER no contexto das políticas públicas mineiras? Os objetivos com a pesquisa visam ao mapeamento dos resultados dos alunos do 9º ano na referida prova em 2005 e 2009, em Português e Matemática; mapeamento dos investimentos destinados exclusivamente às escolas participantes do Projeto ER; comparação os resultados nas avaliações; análise contextual desses resultados; com o fim de identificar a validade da proposição de políticas como o referido Projeto no contexto educacional mineiro e também de identificar o impacto dessa política para os alunos das ER, avaliando o sistema educacional mineiro a partir dos resultados obtidos. A pesquisa dar-se-á a partir de levantamento de dados quantitativos e qualitativos com análise qualitativa. Autores como Bonamino (1999, 2002), Franco (2007a, 2007b) e Klein (2006) subsidiarão as análises. Será tomado ainda o roteiro “Contexto dos resultados/efeitos” e “Contexto da estratégia política” de Jefferson Mainardes (2006) como auxiliar nos questionamentos a serem feitos e como norteador nas buscas pelas respostas. Espera-se que os resultados da pesquisa norteiem pesquisas futuras e possa ser referência para proposição de novas políticas educacionais.

Programa de Pós-Graduação em Educação