UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Corrêa Martins

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email: marcoaureliocorreamartins@gmail.com

 

Currículo resumido:

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. É mestre em Educação pelo mesmo programa. Especialista em Ciências da Religião pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo se graduado em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e em Filosofia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como professor de Ensino Fundamental e Médio nos Estados do Rio de Janeiro (cidades de Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian), e de Minas Gerais na Cidade de Juiz de Fora. Como Orientador Educacional no Ensino Fundamental do Estado de Minas Gerais. Atuou como professor de Ensino Superior na Universidade Federal de Juiz de Fora, na Universidade Presidente Antônio Carlos em Ubá e Itajubá, Minas Gerais. Neste mesmo nível Atuou como Diretor de Unidade de ensino nas mesmas unidades da Universidade Presidente Antônio Carlos. Atuou em cursos de Pós-Graduação da Fac. Filosofia, Ciências e Letras Prof.ª Nair Fortes Abu Merhy de Além Paraíba MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas MG e Instituto Metodista Granbery, Juiz de Fora. Atualmente atua como professor substituto do Departamento de Educação da UFJF.

Resumo projeto de Tese

Orientador: Dr. Marlos Bessa Mendes da Rocha 

Título: Ideal católico e ideal republicano de modernidade no Brasil

Entre a “Questão Religiosa” e a “Proclamação da República” situa-se um período de efervescência do pensamento dentro da Igreja Católica no Brasil, amparado por diversos movimentos que lhe dão suporte no meio da própria Igreja Católica em Roma em suas ações Ultamontanas e nos documentos oficiais. O que se assiste é a participação de pensadores e atores católicos no meio educacional como co-autores das ideais de modernidade da sociedade brasileira que vive um momento de rápida transição entre monarquia e república. Estudar as principais intervenções ultramontanas na Igreja Católica no Brasil e seus embates ideológicos com Positivistas e Liberais. Discutir a influencia desses ideais na criação e manutenção de projetos ou políticas públicas ou privadas de atuação educacional.

Programa de Pós-Graduação em Educação