UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Luís Antônio Fajardo Pontes

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Currículo resumido

Mestre em Educação (2001) e Licenciado em Física (1995) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, cursou também uma especialização em métodos quantitativos de pesquisa social no Interuniversity Consortium for Social and Political Research (ICPSR) na Universidade de Michigan, Ann Arbor, EUA. Atualmente é Analista de Avaliação Sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Faculdade de Educação da UFJF, onde trabalha com avaliações educacionais em grande escala nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e outros. No CAEd, em 2009, foi Coordenador Executivo da Pesquisa Nacional sobre Gestão e Liderança Educacional, realizada no Brasil por este centro em parceria com a Graduate School of Education da Universidade Harvard, EUA. De 2002 a 2008, foi professor adjunto de Estatística e Matemática nas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e na Universidade Presidente Antônio Carlos em Cataguases, MG, nos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Matemática. Nos últimos anos, traduziu do inglês para o português diversos livros acadêmicos publicados no Brasil pela Livros Técnicos e Científicos (LTC), especialmente nas áreas de métodos quantitativos para ciências naturais e sociais.

Resumo do projeto de tese

Tema: A eficácia da escola pública brasileira – métodos de mensuração e de associação a padrões de gestão educacional.

Orientador:  Tufi Machado Soares

No desenvolvimento da minha tese, estou tratando do tema da eficácia escolar, como defini-la e mensurá-la. Uma parte significativa dessa abordagem utiliza metodologias quantitativas baseadas em modelos lineares hierárquicos, que permitem analisar de que modo as variações de desempenho entre os estudantes são devidas a fatores pessoais, escolares e contextuais. Paralelamente a isso, minha tese envolve a realização de um levantamento detalhado das práticas, da formação e demais características profissionais dos diretores escolares no Brasil, parcialmente a partir dos dados levantados pela Pesquisa Nacional sobre Gestão e Liderança Educacional, realizada CAEd em 2009. Com base nos perfis de direção escolar obtidos com essas análises, um objetivo natural é detectar correlações significativas entre determinados perfis de gestão escolar e os resultados concretos de eficiência de aprendizagem.

Programa de Pós-Graduação em Educação