UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Elzicléia Tavares dos Santos

Você está em: Equipe > Corpo Discente > Doutorandos > Elzicléia Tavares dos Santos

Elzicléia Tavares dos Santos  cleiatavares@yahoo.com.br

 

 Currículo resumido:

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Teófilo Otoni (1994). Especialista em Informática na Educação pela FAESA/EA. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia e encontra-se afastada para a realização do Curso de Doutorado em Educação na UFJF. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento – UFJF

 

Projeto de Pesquisa:

Título: Do aprender ao ensinar: caminhos trilhados pelo futuro docente no aprendizado com as tecnologias digitais.

Orientadora: Maria Teresa de Assunção Freitas 

Resumo do projeto de tese:

Parto da necessidade de compreender “como os futuros docentes, adultos em formação, aprendem a ensinar com as tecnologias digitais, identificando os sentidos construídos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Assim sendo, meu campo de discussão se inscreve na aprendizagem de adultos, ou seja, de sujeitos adultos escolarizados, a partir da perspectiva histórico-cultural. Nesse contexto, busco nos postulados teóricos de Vygotsky características da aprendizagem do adulto.  Entendo, que o processo de formação de professores envolve experiências singulares e coletivas de aprendizagem e que é indispensável que o sujeito tenha uma compreensão ativa, para fazer corresponder com sua contrapalavra. Com essa compreensão entrelaço na discussão do processo de aprendizagem do futuro professor, o conceito de compreensão ativa de Bakhtin. Reflexões sobre a formação docente são gestadas a partir do diálogo com as produções teóricas de Paulo Freire, Bakhtin e Vygotsky. Assim, intenciono buscar respostas para a investigação proposta a partir do acompanhamento de duas disciplinas no Curso de Pedagogia da FACED/UFJF que articulam o aprendizado das tecnologias digitais à futura prática pedagógica do formando: Educação on-line: reflexões e práticas e As Tecnologias de Informação e da Comunicação em Educação do Curso de Pedagogia da FACED/UFJF no turno noturno.

 

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Educação