UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Anderson Córdova Pena

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email: acpena2003@yahoo.com.br

Currículo resumido

Concluiu o mestrado em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2004. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de Pesquisa em Gestão, Políticas Públicas e Avaliação da Educação. É Coordenador de Divulgação e Publicação de Resultados na Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd-UFJF). É Professor Adjunto IA da Universidade Presidente Antônio Carlos. Publicou 3 artigos em periódicos especializados e 3 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro publicado. Possui 23 itens de produção técnica. Participou de 2 eventos no Brasil e 2 internacionais. Orientou 13 trabalhos de conclusão de curso na área de educação. Atua na área de Avaliação da Educação nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará, além de projetos de avaliação em nível federal como o Pro Jovem e pré-teste da Provinha Brasil. Em suas atividades profissionais interagiu com 12 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural são: avaliação da educação, desenvolvimento e aferição de competências e habilidades, metodologias de pesquisa.

Resumo do projeto de tese

Orientador: Tuffi Machado Soares 

O projeto de tese apresentado pretende investigar “como avaliar a liderança escolar por meio de um teste de atitude aplicado em larga escala às escolas de Minas Gerais”. É uma pesquisa que se insere na linha de pesquisa em Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Tem como objetivos pretendidos: mensurar a liderança escolar de escolas mineiras de educação básica; construir uma escala de liderança escolar e relacionar seus resultados ao desempenho acadêmico medido nos teste de proficiência dos alunos; possibilitar às instâncias responsáveis pela implementação de políticas públicas, uma medida capaz de subsidiar os programas de capacitação e educação continuada de gestores e professores; possibilitar às unidades escolares uma perspectiva de auto-avaliação nos aspectos referentes à liderança escolar; contribuir para a consolidação de novas abordagens de pesquisas que utilizam os dados provenientes de programas de avaliações em larga escola, como, por exemplo, os dados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação- SIMAVE. Um dos eixos do referencial teórico da pesquisa se apóia em suposto sobre a liderança escolar definindo-a como a capacidade do gestor escolar em estruturar objetivos para a escola, administrar o currículo e a instrução e promover um ambiente didático favorável ao aprendizado de todos os atores educacionais. Tal definição aponta como autores de referência os seguintes pesquisadores: Jaap Sheerens           ( 2005 ); Michael Fullan ( 2003 ); Thomas Sergiovanni ( 2005 ); G. Donaldson ( 2001 ) e Hallinger & Leithwood ( 2005 ).

Programa de Pós-Graduação em Educação