Fechar menu lateral

Premiação Rosa Cabinda para Professora e Aluna do PPGE

Na próxima quarta-feira  dia 13/03, o Fórum de Movimentos de Mulheres de Juiz de Fora realiza a segunda edição da Medalha Rosa Cabinda, na Câmara Municipal, a partir das 19h. O evento tem como proposta valorizar a participação feminina na construção de JF, considerando vários aspectos de uma possível contribuição no âmbito social. 

O prêmio carrega o nome Rosa Cabinda, que  foi escrava do Comendador Henrique Halfeld. Mesmo com a Lei Rio Branco, de 1871, quando os escravos passaram a ter direito de comprar sua própria alforria, Rosa não conseguiu fazê-la. A alegação era de que a oferta da escrava era inferior ao seu próprio valor. Cabinda, aos 44 anos e com deficiência em uma das mãos, recorreu à justiça e conseguiu sua alforria. Força e luta marcam presença nesse nome!!!

Nessa segunda edição do prêmio, o PPGE tem duas alegrias: a professora Sônia Clareto,  líder do Grupo de Pesquisa Travessia  irá receber a premiação por ser um destaque feminino no âmbito da produção acadêmica; e a mestranda Jussara Alves irá receber a premiação por liderar trabalho pedagógico na Prefeitura de Juiz de Fora em prol da valorização da cultura negra. 

 

Homenagem