Rogéria Campos de Almeida Dutra

Você está em: Docentes > Permanentes > Rogéria Campos de Almeida Dutra

Docente Permanente do PPGCSO. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional. Atualmente é professora adjunta  do Departamento de Ciências Sociais da UFJF. Tem experiência na área de Antropologia atuando em temas que convergem para as seguintes linhas de pesquisa: I.  Alimentação, cultura e identidade, II. Processos sociais e contexto urbano, III. Educação, cultura e sociedade.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6900507008311334

E-mail: rcadutra@uol.com.br

Linha de pesquisa (PPGCSO):

Diversidade e Fronteiras Conceituais

Projetos de pesquisas:

Água e cultura: usos e significados da água mineral na estância hidromineral de Caxambu.(Fapemig)

Bares e botequins: circuitos de sociabilidade e consumo na cidade de Juiz de Fora (PIBIC/Cnpq, BIC/UFJF)

Culinária virtual: estratégias de transmissão e compartilhamento de saberes culinários na internet (BIC/UFJF)

Quitandas de Minas: saberes e fazeres da pastelaria caseira na Serra da Mantiqueira, MG (Fapemig, 2014/2016)

Principais publicações:

BARRETO, Alessandra S.; DUTRA, Rogéria C. A . Cosmopolitisme au pluriel Cosmopolitanism in the plural: Flow, mediation and difference in the contemporary world. Ateliers d’anthropologie, v. 1, p. 1-25, 2015

DUTRA, Rogéria C. A. Consumo alimentar infantil: quando a criança é convertida em sujeito. Sociedade e Estado, v. 30, p. 451-469, 2015

DUTRA, Rogéria C. A. When men go to the kitchen: food and gender in Brazilian websites. In: Violetta Krawczyk-Wasilewska; Patricia Lysaght. (Org.). Food and the Internet.. Frankfurt: Peter Lang, 2015, p. 193-199.

DUTRA, Rogéria C. A. ‘Em ponto de dentro': cozinha mineira reflete colonização e cultura local. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 1, p. 15-20, 2015

DUTRA, Rogéria C.A. Maneiras de fazer, modos de proceder: a tradição reinventada do pão de canela na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais. Horizontes Antropológicos, v. 18, p. 237-253, 2012

Orientandos:

Adrielle Luchi Coutinho Bove (Doutorado)

Ronan Siqueira de Almeida  (Mestrado)

Luciana Ferreira da Silva (Doutorado)

Aline Cristina Laier (Doutorado)

Urias Couto Gonçalves (Doutorado)

Helena Cardoso Ribeiro (Doutorado)

Daniela Maria Alves Pedrosa (Doutorado)

Leonardo Francisco De Azevedo (Doutorado)