UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Paulo Cesar Pontes Fraga

Você está em: Docentes > Permanentes > Paulo Cesar Pontes Fraga

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Foi pesquisador convidado e desenvolveu atividades de pós-doutoramento na École de Criminologie da Universidade de Montreal (2010-2011). É bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e desenvolve estudos e pesquisas sobre sociologia do crime e da violência, sobre o impacto das ações de repressão e das políticas de drogas sobre indivíduos, grupos e populações. Realiza pesquisas, também, em sociologia da Juventude, em direitos humanos e em conflitos sociais.

 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0477617276709551

E-mail: paulo.fraga@ufjf.edu.br

 

Linha de pesquisa:

Cultura, democracia e instituições.

 

Projetos de pesquisa:

Plantios Ilícitos na Região do Submédio São Francisco e a relação com as culturas legais na formação da renda do trabalhador rural: Um estudo exploratório

Redes Sociais como espaço de contrução de identidades de jovens negros moradores da periferia de Juiz de Fora

 

Grupos de pesquisa:

Violência, Política de Drogas e Direitos Humanos

 

Principais publicações:

Fraga, Paulo Cesar Pontes. Les actions d’éradication des plantations considérées illicites en Amérique Latine et au Brésil. Déviance et Société (Revue) v. 36, p. 115-135, 2012.

FRAGA, P. C. P.. Plantaciones ilícitas como fuente de ingresos alternativa y expresión de desigualdad: el caso del cultivo de cannabis en el nordeste de Brasil. Estudios Sociológicos, v. 30(88), p. 143-169, 2012.

Fraga, Paulo Cesar Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio Silva . Plantios ilícitos de cannabis no Brasil:Desigualdades, alternativa de renda e cultivo de compensação. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 4, p. 11-39, 2011.

 

Orientandos:

 

Henrique Rodrigues de A. Goulart (Doutorado)

Ione Maria Moreira Dias Barboza (Mestrado)

Joyce Keli do Nascimento Silva (Doutorado)

Sintia Soares Helpes (Doutorado)

Ivan Do Vale Ramalho Filho (Mestrado)

Marco Vinicius De Castro (Mestrado)

Rocío Belén Sandoval Candia (Mestrado)

Vivian Prado Pereira (Doutorado)