UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Marcelo Ayres Camurça Lima

Você está em: Docentes > Permanentes > Marcelo Ayres Camurça Lima

Marcelo CamurçaDocente Permanente do PPGCSO. Possui doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional – UFRJ (1994) e realizou seu estágio de pós-doutorado na École Pratique des Hautes Études – Sorbonne (2009). É professor associado da UFJF onde leciona e pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Religião desde 1995, e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais desde a época de sua fundação em 2004. No PPGCSO atua na docência e orientação no Mestrado e no Doutorado em torno de uma antropologia da política e de uma antropologia da juventude com foco nos símbolos, rituais e representações. Temas de interesse: rituais e imaginário na política; representações e práticas juvenis; mídia, lazer e consumo.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8167313163411799

E-mail: mcamurca@terra.com.br

Linhas de pesquisa (PPGCSO):

Diversidades e Fronteiras Conceituais

Cultura, Democracia e Instituições

Projetos de pesquisa:

Rito, Poder e Instituições

Religiosidade, subjetividade e poder

Grupos de pesquisa:

Antropologia das Fronteiras Conceituais

Principais publicações:

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Ser Jovem em Minas Gerais: religião, cultura e politica (com Fátima Tavares e Léa Perez). Ed. Argvmentvm, Belo Horizonte, 2009.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. A Sacralização do Mundo Moderno através dos rituais. In: Crenças, Sacralidades e Religiosidades: entre o consentido e o marginal. Florianopolis, Insular, 2009.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Liturgias Políticas e Simbolismo do Poder. In: O Sagrado e o Urbano:diversidades, manifestações e análises. Ed. Paulinas, 2008.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Rappers do Senhor: o hip hop gospel como instrumento de afirmação social entre jovens negros da periferia em MG. Debates do NER-UFRGS, vol. 14, 2008.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Imaginary, morals and politics amongst Minas Gerais youth. Estudios Avanzados, vol. 6, 2008.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. O Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8): da luta armada contra a Ditadura à luta eleitoral no PMDB (com Daniel Aarão Reis Filho). In: As Esquerdas no Brasil: revolução e democracia – 1964. Civilização Brasileira, 2007.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Revolução e Imaginário no ideal Comunista. In: Cultura e Instituições Sociais. EDUFJF, 2006.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Imaginário, Símbolos e Rituais nos movimentos de Esquerda e Organizações Comunistas: por uma Antropologia da Esquerda. Religião & Sociedade, vol. 19, 1998.

Orientandos:

 

Fabrício Emerick Soares (doutorado)