UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristina Dias da Silva

Você está em: Docentes > Permanentes > Cristina Dias da Silva

CristinaDocente Permanente do PPGCSO. Antropóloga, doutora e mestre pelo PPGAS da Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia da Saúde e da Política, atuando principalmente nos seguintes temas: processos saúde-doença, políticas públicas de saúde, saúde indígena, profissionais de saúde, conceitos de corpo, poder, hierarquia e emoções. Desde 2006, desenvolve pesquisa sobre concepções e práticas de saúde entre profissionais da saúde indígena, autoridade higienista, poder tutelar e o campo da enfermagem no Brasil, tendo realizado etnografia entre profissionais da enfermagem e da medicina que atuam no Subsistema de Saúde Indígena, investigando possíveis reatualizações e correlações entre higienismo e poder tutelar no contexto da atual política de saúde indígena brasileira. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Antropologia, Saúde e Saneamento (UNB). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Antropologia Tapuia, do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.

 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5313130865571363

 

E-mail: crisdiasi@yahoo.com.br

 

Principais publicações:

[Artigo] DIAS DA SILVA, C.; TEIXEIRA, C. C. The construction of citizenship and the field of indigenous health: A critical analysis of the relationship between bio-power and bio-identity. Vibrant (Florianópolis). , v.12, p.351 – 384, 2015.

[Capítulo de livro] DIAS DA SILVA, C. De improvisos e cuidados: a saúde indígena e o campo da enfermagem In: Saúde indígena em perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas.1 ed. Rio de Janeiro : Fiocruz Editora, 2014, p. 1-.

[Livro] DIAS DA SILVA, C. Viver em primeira pessoa: uma etnografia sobre humanização e técnicas do corpo, CRV Editora, 2016.

 

Orientandos:

Ana Clara Alves de Oliveira (Mestrado)

Hugo Felipe Quintela (Doutorado)

Réia Silvia Gonçalves (Doutorado)

Janaina De Araujo Morais (Doutorado)

Sarah Cardoso Affonso (Mestrado)