Fechar menu lateral

Cristina Dias da Silva

Cristina da Silva

É professora Associada de Antropologia no departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. É Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, vinculada à linha de pesquisa “Cultura, produções simbólicas e processos sociais”. Tem experiência na área de Antropologia da Saúde e da Política, atuando nos seguintes temas: corpo e corporalidades, políticas do corpo, práticas terapêuticas, políticas de saúde indígena, antropologia da política e da governança, etnografia das instituições. Publicou, em 2016, o livro “Viver em primeira pessoa: uma etnografia sobre humanização e técnicas do corpo”, pela CRV. Em 2017, publicou o livro “Antropologia e saúde – diálogos indisciplinados” (orgs. Cristina Dias e Silvia Guimarães), pela Editora UFJF. Foi pesquisadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2019-2020). É coordenadora do Laboratório de pesquisas antropológicas em Política e Saúde (LAPS) – www.ufjf.br/laps (abre em nova janela).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5313130865571363 (abre em nova janela)

Linha de pesquisa (PPCGSO): Cultura, produções simbólicas e processos sociais

Principais publicações recentes:

A escuta participante e a noção de imponderável revisitada. Teoria e Cultura, v. 15, p. 11-23, 2020.

Indigenous health in Brazil: reflections on forms of violence. VIBRANT (FLORIANÓPOLIS), v. 16, p. 1-22, 2019. (co-autoria com Carla Teixeira)

The construction of citizenship and the field of indigenous health: A critical analysis of the relationship between bio-power and bio-identity. VIBRANT (FLORIANÓPOLIS), v. 12, p. 351-384, 2015. (co-autoria com Carla Teixeira)

Como terceiros: reflexões entre agentes indígenas de saúde no alto Tapajós (PA).. In: Carla Teixeira, Carlos Guilherme do Valle, Rita de Cássia Neves. (Org.). Saúde, mediações e mediadores. 1ed.Brasília: ABA Publicações, 2017, v. 1, p. 221-248.

Dossiê “Saúde, corpos e saberes”, organizado com Marcos Carvalho. Revista Teoria e Cultura, v15, 2020.

Orientandos(as):

Arthur Dias Costa (mestrado)

Bruna Motta dos Santos (mestrado)

Gabriel Salgado Ribeiro de Sá (mestrado)

Janaína de Araújo Morais (doutorado)

Sílvia Pereira Gonçalves (doutorado)