UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Célia da Graça Arribas

Você está em: Docentes > Permanentes > Célia da Graça Arribas

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora pelo IMG_5489Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, integrando a linha de pesquisa Diversidade e Fronteiras Conceituais. Tem atuado no campo da sociologia da religião, pesquisando sobre modernidade religiosa brasileira, com foco na atuação dos profissionais da religião, nos modos de produção, circulação e aprendizado dos sistemas religiosos, especialmente no espiritismo. Mais recentemente vem se dedicando aos estudos de gênero, sexualidade e religião. Também vem desenvolvendo pesquisas sobre violência de gênero no ambiente universitário.

 

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/4202304467511821

 

E-mail: celiarribas@yahoo.com.br

 

Projetos de pesquisa:

Diversidade religiosa na sociedade secularizada (CNPq)

O sexo dos espíritos: representações de gênero e sexualidade no espiritismo

Entre salas, corredores e laboratórios: violências de gênero no ambiente universitário

 

Principais publicações:

ARRIBAS, Célia. Afinal, espiritismo é religião? São Paulo: Editora Alameda/FAPESP, 2010.

ARRIBAS, Célia. O sexo dos espíritos: gênero e sexualidade no espiritismo. REVISTA USP, v. 121, p. 97-108, 2019.

ARRIBAS, Célia. Espíritas de todo o Brasil, uni-vos! Meandros da unificação espírita na primeira metade do século XX. RELIGIÃO E SOCIEDADE, v. 37, p. 150-172, 2017.

ARRIBAS, Célia. Autoridades espíritas: critérios para tipologias e repartições das lideranças no espiritismo. In: SOUZA, André Ricardo de; SIMÕES, Pedro; TONIOL, Rodrigo. (Org.). Espiritualidade e espiritismo: reflexões para além da religiosidade. São Paulo: Porto de Ideias, 2017, v. 1, p. 79-98.

ARRIBAS, Célia. Espiritismo: entre crime e religião. Mneme (Caicó. Online), v. 12, p. 318, 2011.

ARRIBAS, Célia. Espíritas e católicos: os “adversários cúmplices” na formação do campo religioso brasileiro. Debates do NER (UFRGS), v. 1, p. 15-30, 2009.

 

Orientandos (as)

Laura Mostaro Pimentel