UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Eduardo Antônio Salomão Condé

Docente Permanente do PPGCSO. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) e Mestre em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (1996). É pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Políticas Públicas e Desenvolvimento (INCT – PPED), do qual participam UFRJ, UFF, UNICAMP e UFJF. Suas áreas de interesse abrangem a Ciência Política e suas fronteiras com a Economia, destacando-se os seguintes campos: políticas públicas, desenvolvimento, comportamento político, estado de bem estar e integração européia. Vem desenvolvendo projetos de pesquisa sobre bem estar, participação e cultura política, bem como sobre desenvolvimento e variedades de capitalismo. Desde 2006 é Diretor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0079492765201608

E-mail: eduardosconde@uol.com.br

Linha de pesquisa (PPGCSO):

Políticas Públicas e Desigualdade Social

Projetos de pesquisa:

Bem estar e condições de vida – nexos entre o viver, percepções de bem estar e qualidade da sociedade em Montes Claros e Uberlândia – MG

Política industrial de países selecionados: Brasil, Rússia, Índia e China (BRICs) – com o prof. Ignacio Delgado

Variedades de capitalismo e política industrial: uma comparação entre Brasil e Argentina – com o prof. Ignacio Delgado

Principais publicações:

DELGADO, I.; CONDÉ, Eduardo; MOTA, Helena e Brigato. A. Cenários da Diversidade variedades de capitalismo e política industrial nos EUA, Alemanha, Espanha, Coréia, Argentina, México e Brasil (1998-2008). Dados, vol. 53, 2010.

CONDÉ, Eduardo. A Rota da Diversidade – Estado, Variedades de Capitalismo e Desenvolvimento. Ponto de Vista – Perspectivas sobre o desenvolvimento.

<http://neic.iuperj.br/pontodevista/pdf/Ponto_de_Vista_01jun2009.pdf >

CONDÉ, Eduardo S. Laços na Diversidade – A Europa Social e o welfare em Movimento (1992-2002). Juiz de Fora: EDUFJUF, 2009.

TAPIA, Jorge; GOMES, Eduardo; CONDÉ, Eduardo S. (orgs.). Pactos Sociais, Globalização e Integração Regional. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

Orientandos:

Carolina Pires Araújo (doutorado)

Thais Mayrink Xavier Passos (mestrado)

Jane Paula da Silveira Vieira (mestrado)

Juliane Rocha Lara (doutorado)

Lízia Coelho Medina (mestrado)

William Rezende Alves Ponte (doutorado)

Marcela Fernanda da Paz de Souza (doutorado)

Oleg Abramov Junior (doutorado)



Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFJF