UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Raul Francisco Magalhães

Você está em: Docentes > Colaboradores > Raul Francisco Magalhães

Docente Permanente do PPGCSO. A trajetória acadêmica de pesquisa versa sobre racionalidade e linguagem, cuja primeira fase foi consolidada com a tese de doutoramento em ciência política “Racionalidade e Retórica – teoria discursiva da ação coletiva”, realizada entre 1994 e 2000, e posteriormente ampliada no projeto de pesquisa “A retórica como modelo analítico da racionalidade instrumental os usos da argumentação em situações de conflito e debate”, realizado entre 2002-2004. O problema que se afigurou foi propor um modelo descritivo da racionalidade de agentes sociais diante do problema da ação coletiva, por meio de conceitos oriundos das teorias da retórica, indicando que as possibilidades de agregação e cooperação entre agentes eram construídas pela manipulação de tópicos persuasivos, transacionados retoricamente na orientação da ação. Sinteticamente, o modelo propõe que as operações básicas da racionalidade se dão por meio de trocas tópicas, nas quais as exigências de orientação quanto a cenários futuros, recuperação de informações do passado, além construções afetivas e justificações técnicas para uma ação, são criadas e recriadas nos e pelos discursos persuasivos. Uma área de estudos conexa que permite o estudo de interações é o estudo de teorias microssociológicas em especial da etnometodologia. O foco mais recente de pesquisa centra-se na investigação das argumentações em situações de conflito e suas conseqüências para a produção de deliberações. Tem interesse nos temas de teoria política clássica e contemporânea e de sociologia da arte.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7761789297378483

E-mail: raul.magalhaes@ufjf.edu.br

Linha de pesquisa:

Democracia e instituições

Diversidade e Fronteiras Conceituais

Projetos de pesquisa:

As interações sociais e os microfundamentos da participação e da deliberação na democracia local

Grupos de pesquisa:

Linguagem e sociedade: aspectos teóricos e empíricos

Teoria democrática, Sociedade Civil e Espaço Público (Núcleo PRODEP/UFMG)

Principais publicações:

MAGALHÃES, R. F. Vizualizando o entimema: a operação semi-lógica do argumento e a ordem normativa na ação social In: A Fala-Em-Interação em situações de conflito.São Carlos : Claraluz Editora, 2008, v. 1, p. 119-133.

MAGALHÃES, R. F. Ulisses e seu barco: esboço para uma crítica microssociológica à teoria crítica In: Teoria Crítica no Século XXI.São Paulo : Annablume, 2007, p. 231-255.

MAGALHÃES, R. F., SOUZA, D. T. A retórica como modelo analítico da racionalidade instrumental: aproximações teóricas e empíricas. Dados (Rio de Janeiro), v.4 7, p. 577-613, 2004.

MAGALHÃES, R. F. Racionalidade e retórica-teoria discursiva da ação coletiva. Juiz de Fora : Clio Edições Eletrônicas, 2003, v. 1. p. 138. <http://www.ufjf.br/clioedel/files/2009/10/COD03003.pdf>.

MAGALHÃES, R. F. Crítica da Razão Ébria: reflexões sobre drogas e a ação imoral. São Paulo : Annablume, 1994.

MAGALHÃES, R. F. O que é imoralidade. São Paulo: Brasiliense, 1991.

Orientandos:

André Peralta Grillo (doutorado)