Fechar menu lateral

Linhas de pesquisa

Cultura, Democracia e Instituições

Reúne investigações e disciplinas interessadas no desvelamento da cultura política brasileira, suas vinculações ao tema da democracia e às instituições sociais necessárias a uma vida democrática entre nós. Os pesquisadores nela agrupados desenvolvem uma acentuada preocupação teórica, que se materializa pela discussão das teorias clássicas, modernas e contemporâneas da democracia, em busca de um horizonte teórico capaz de compreender os novíssimos processos que desafiam a nossa tradicional imaginação democrática, e que nos obrigam a uma profunda redefinição da questão democrática, de suas exigências e instituições. Entrelaçados a essa preocupação de cunho teórico, seus projetos estão orientados para o exame, sob perspectivas variadas, das possibilidades e limites de uma vida democrática na formação social brasileira, sob duas estratégias: uma de caráter mais histórico, acerca dos fundamentos de nossa tradição, a nossa forma histórica de modernização; a outra voltada aos problemas da sociedade brasileira no presente, sobretudo as questões da cidadania e da democracia.

 

Políticas Públicas e Desigualdade Social

Articula investigações relativas à desigualdade social no Brasil, à estrutura do Estado brasileiro e à formulação e implementação de políticas públicas. A desigualdade social e os processos de destituição que a ela se associam estão entre os mais sérios problemas enfrentados pela sociedade brasileira. A amplitude desta percepção contrasta com a limitação dos diagnósticos oficiais e dos meios que têm sido utilizados para interferir nos seus mecanismos geradores e reprodutores. A desigualdade existe em um espaço relacional multidimensional, em que os desequilíbrios de dotações de recursos sociais valiosos e de capacidades estruturadas para ação transformam-se em desigualdades de resultados. Estabelecem-se na sociedade desigualdades duráveis, que se mantém de uma interação social para a outra, persistem nas histórias das instituições, trajetórias dos grupos e tempos de vida das pessoas. De um lado, o tema da desigualdade é enfrentado pela necessidade de sua mensuração objetiva, em especial na realidade brasileira, de outro, é investigado numa perspectiva que valoriza a própria percepção subjetiva de populações excluídas ou desfavorecidas. Agrega, assim, estudos que visam contribuir para a elucidação das trajetórias de montagem e materialização das políticas públicas, bem como do impacto que têm sobre diversos segmentos, considerada a estrutura de desigualdade presente na ordem social brasileira, além das percepções sobre elas desenvolvidas pela população beneficiária.

 

Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais

Investiga processos socioculturais entendidos a partir de seus aspectos vividos e configuracionais. Procura integrar a produção material e simbólica da vida social, suas dimensões individuais e coletivas, além de suas dinâmicas estruturais e históricas. Caracteriza-se também pela diversidade metodológica, com destaque para a análise de discursos e documentos, a observação participante, a criação de grupos focais, a produção e a interpretação imagética, a realização de entrevistas, a utilização de histórias de vida, a aplicação de surveys, a análises estatísticas e de redes sociais. Em termos mais específicos as pesquisas desenvolvidas na linha compreendem os seguintes temas: Cultura e Poder; Dinâmicas e sociabilidades urbana; Educação e práticas educativas;   Gênero e sexualidade; Memória e Patrimônio;   Natureza e Cultura;   Parentesco, família, gerações;    Populações tradicionais; Produção do espaço e espacialidades; Religiosidades, rituais  e performances; Saúde, corpo e emoções; Sistemas alimentares e culinários e; Visualidades e mídias.