UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Produção Científica

Você está em: Publicações > Produção Científica

Entre as publicações do PPGCOM destacam-se sua revista, a Lumina, e obras publicadas por docentes e integrantes dos grupos de pesquisa.

Alguns livros:

 

  

 

livro-telejornalismo-e-dramaturgia-Foto-Divulgação

 

Dramaturgia do telejornalismo : a narrativa da informação em rede e nas emissoras de Juiz de Fora – MG. Iluska Coutinho. Mauad-x, 2012. A análise de edições de telejornais nacionais e veiculados localmente revela que a notícia exibida na televisão é estruturada como um drama cotidiano. É a partir de uma expectativa, quase sempre evidenciada pelos apresentadores, que o texto e a edição das matérias se estruturam e se organizam, no tempo. Para conhecer o “final” ou desfecho desse drama cotidiano, o telespectador acompanha o desenrolar dessa trama ao longo de cada edição dos noticiários televisivos.

 

 

 

 

Narrativas

 

Comunicação e narrativas audiovisuais – Série Com.Audiovisual, Volume 2. Editora Insular, 2015. Iluska Coutinho, Cristina Brandão, Álvaro Eduardo Trigueiro Americano, Paulo Roberto Figueira Leal e Guilherme Moreira Fernandes (organizadores) O livro é uma ampliação dos estudos iniciados no primeiro volume – Televisão, Cinema e Mídias Digitais – produzidos na Faculdade de Comunicação e no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, interagindo com a linha de pesquisa “Cultura, Narrativas e Produção de Sentido”. Essa obra está organizada em três grandes segmentos: “Estudos de Teleficção”, “Abordagens críticas” e “Linguagem, estética e documentários”.

 

 

 

Tele4

 

Telejornal e praça pública: 65 anos de telejornalismo – Coleção Jornalismo Audiovisual, Volume 4. Editora Insular, 2015. Organizadores: Flávio Porcello, Alfredo Vizeu, Iluska Coutinho e Edna Mello. Nesta publicação o objetivo dos organizadores é pontuar alguns momentos do telejornalismo, que nasceu com a televisão brasileira, sob a perspectiva histórica, refletidos em estudos de pesquisadores de todas as regiões de nosso país sobre as práticas jornalísticas e seus efeitos no meio social, tendo como horizonte a melhoria das condições de vida da população e o fortalecimento dos processos democráticos. Capítulos de Christina Musse, Cláudia Thomé e Iluska Coutinho

 

 

 

Telejornalismoemquestao

 

Telejornalismo em questão – Coleção Jornalismo Audiovisual, Volume 3. Editora Insular, 2014. Organizadores: Alfredo Vizeu, Edna Mello, Flávio Porcello e Iluska Coutinho. O terceiro volume da Coleção Jornalismo Audiovisual oferece um panorama conceitual e teórico das distintas abordagens de estudo do jornalismo audiovisual. Para esse esforço se reuniram pesquisadores que têm em comum também o envolvimento com a prática e com o ensino de telejornalismo, e que neste livro apresentam diferentes perspectivas para investigar e compreender os noticiários que (e)ditam o Brasil, hoje em diferentes suportes e plataformas audiovisuais. Capítulos de docentes do PPGCOM.

 

 

 

#Telejornalismo

 

#telejornalismo: nas ruas e nas telas – Coleção Jornalismo Audiovisual, Volume 2. Editora Insular, 2013. Organizadores: Flávio Porcello, Alfredo Vizeu, Iluska Coutinho. Resultado de trabalhos da Rede Internacional de Pesquisadores em Telejornalismo da Rede Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo esse livro tem como foco as grandes mobilizações populares de junho de 2013. Em #telejornalismo: nas ruas e nas telas são apresentadas as ideias, pesquisas e reflexões teórico-práticas de 16 autores distribuídos em três seções – Nas ruas, Nas telas e Na rede − que se desenvolvem em dez capítulos.  O livro tem capítulos de duas docentes do PPGCOM-UFJF, Iluska Coutinho e Christina Musse.

 

 

TVMidiasDigitais

 

Televisão, Cinema e Mídias Digitais – Série Comunicação Audiovisual, Volume 1. Editora Insular, 2013. Organizadores: Cristina Brandão, Iluska Coutinho e Paulo Roberto Figueira Leal. Reflexão sobre o atual e transformador processo de produção audiovisual, em seus aspectos teóricos, práticos e profissionais e suas consequências na sociedade. O obra apresenta estudos produzidos na Faculdade de Comunicação e no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, distribuídos nos três grandes temas que dão nome a esta publicação inaugural. Organizada por docentes do PPG, o livro tem capítulos de professores e egressos do mestrado em Comunicação da UFJF.

 

 

 

Brasil(e)ditado

 

O Brasil (é)ditado – Coleção Jornalismo Audiovisual, volume 1. Editora Insular, 2012. Organizadores: Flávio Porcello, Alfredo Vizeu, Iluska Coutinho.  A grande audiência e a influência política e cultural da televisão em nossa sociedade aliada ao propósito de compartilhar a evolução científica de suas pesquisas é que leva um grupo de profissionais egressos de redações de telejornalismo, e que hoje atua na universidade brasileira, a propor este conjunto de obras. Assim, aproximam teoria e prática num esforço de contribuir para melhorar a qualidade da informação visual e sonora transmitida diária e incessantemente a nossa população. Esse livro traz capítulos de professores e egressos do PPGCOM-UFJF: Christina Musse, Iluska Coutinho, Fernanda Nalon Sanglard, Gilze Bara, Jhonatan Mata e Raruza Keara.

 

 

 

capa

 

Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio. Cláudia Thomé – Editora Appris.  O livro resgata e analisa crônicas produzidas para o rádio nas décadas de 1950 e 60. Detalhe interessante nesta obra é notar que os textos não eram lidos no rádio, mas interpretados. O livro traz uma seleção de 16 crônicas de Dinah Silveira de Queiroz que foram veiculadas nas rádios MEC e Nacional, algumas encontradas em arquivos e outras diretamente do acervo pessoal da acadêmica. 

 

 

 

comunicacao_cultura_visual

 

Comunicação e Cultura Visual.  Iluska Coutinho e Potiguara Mendes da Silveira Jr. (orgs). Os textos reunidos neste volume mobilizam os campos das Artes e da Comunicação para analisar a cultura visual contemporânea e refletir sobre as implicações da sociedade das imagens.

 

 

 

identidades

 

Identidades midiáticas: Memória e representação. Iluska Coutinho e Paulo Roberto Figueira Leal (orgs.) Reúne uma série de reflexões sobre o binômio Mídia-Identidades, em algumas de suas numerosas manifestações. Os capítulos sintetizam as pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo Comunicação, Identidade e Cidadania. 242 páginas. 1° edição, 2009.

 

 


comunicacao_tec

Comunicação e tecnologias. Bruno Fuser e Carlos Pernisa Jr. (orgs). Conjunto de artigos de integrantes do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Tecnologias”, vinculado ao Mestrado em Comunicação e Sociedade, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 130 páginas. 1° edição, 2009.

 

 

 

 

Vertov: o homem e sua câmera. Carlos Pernisa Júnior (org.). Um estudo e uma análise da obra do cineasta russo Dziga Vertov, que, em 1929, realizou seu principal filme, Um homem com uma câmera ou O homem da câmera, cujo tema, desenvolvido entre a ficção e o documentário, pode ser visto como o próprio cinema. Mauad X, 2009.

 

 

 

 

Sociedade e Comunicação: perspectivas contemporâneas. Cláudia Lahni e Marta Pinheiro (orgs.). As relações entre Comunicação e Sociedade são expostas, neste livro, em diálogo com dois eixos temáticos: “mídia e cultura” e “meios e tecnologia”. Os textos apresentam instigantes resultados de pesquisas sobre televisão, rádio, jornal, cinema, revistas, serviços de comunicação, teoria da comunicação e redes digitais. Mauad X, 2008.

 

 

 

 

Walter Benjamin: imagens. Carlos Pernisa Júnior, Fernando Fábio Fiorese Furtado, Nilson Assunção Alvarenga (orgs.). A imagem em Walter Benjamin é parte de um processo de construção de linhas de pensamento. Transformada em palavra – ou até feita das próprias palavras –,a imagem torna-se integrante de uma maneira de Benjamin compreender o mundo. Ele não só pensa por meio de imagens, ele também pensa com imagens. O livro é resultado de um projeto de pesquisa sobre o pensador alemão. Mauad X, 2008.

 

 

 

 

Comunicação: tecnologia e identidade. Iluska Coutinho e Potiguara Mendes da Silveira Jr. (orgs). Este livro reflete sobre as relações entre Comunicação e Sociedade, através de duas vertentes – a da Tecnologia e a da Identidade – e suas interfaces. Apresenta casos e busca modelos de análise mais adequados para a situação acelerada e movente da contemporaneidade. Mauad X, 2007.

 

 

 

 

 

International Journal of Signs and Semiotic Systems. João Queiroz (editor-chefe).O International Journal of Signs and Semiotic Systems (IJSSS) combina abordagens interdisciplinares em pesquisas teóricas, empíricas, formais e computacionais que contribuem para a concepção e síntese de sistemas semióticos, além de  evidências biológicas em quadros evolutivos, e filosóficas. Sumarizando, o jornal publica pesquisas originais sobre design, análise e síntese de processos semióticos em sistemas biológicos e artificiais, incluindo aplicações tecnológicas em modelagem computacional de fenômenos envolvendo comunicação e linguagem.

 

 

qualidade

 

 Qualidade na TV Pública Portuguesa – Análise dos programas do Canal 2. Gabriela Borges. Este estudo apresenta os resultados do Pós-doutorado sobre a TV pública portuguesa realizado no CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) da Universidade do Algarve. A qualidade do segundo canal da TV pública portuguesa é analisado a partir das seguintes variáveis: legislação, missão do canal, programação, programas, profissionais e literacia midiática do público

 

 

 

 

10677611_720614841352782_1038874589_o

 

A televisão em tempos de convergência. Soraya Ferreira. A autora apresenta uma reflexão sobre o modo como a televisão é afetada em sua dinâmica produtiva com a constante renovação tecnológica vivenciada nos dias atuais. A obra reúne questões inerentes ao processo de convergência midiática, tão conclamado pelos pesquisadores da área de Comunicação e que propõe uma nova configuração multimídia integrada por meio de suportes distintos. Além de abordar um tema de grande relevância, Soraya realiza ainda uma análise das emissoras regionais Alterosa, Assembleia, Integração e Rede Minas.

 

 

 

a_informacao

 

A informação na TV Pública . Iluska Coutinho (organizadora). O livro apresenta em diversos capítulos os resultados de uma ampla investigação realizada por uma equipe de pesquisadores liderada pela professora Iluska Coutinho. A coletânea sobre a televisão pública conta ainda com a participação de pesquisadores convidados – Edna Melo, Gabriela Borges e Gizeli Bertollo – e publicação foi organizada em três partes: (Tele)Jornalismo Público: Conceitos e métodos de análise; Os telejornais públicos em avaliação e Olhares sobre a informação na TV pública.

 

 

 

10

 

 

10 Perguntas para a Produção de Conhecimento em Comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

    Programa de Pós-Graduação em Comunicação