UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Programa > Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (PPGCOM) iniciou suas atividades em março de 2007. Estruturado a partir da área de concentração Comunicação e Sociedade, o programa oferece desde março de 2019 também o curso de Doutorado.

Os docentes, grupos e laboratórios se articulam em duas linhas de pesquisa: Competência, Estética e Temporalidade e Mídias e Processos Sociais. A distribuição do número de vagas para mestrado e doutorado é equânime entre as linhas de pesquisa.

Desde seu início de funcionamento foram 214 defesas de mestrado em Comunicação realizadas no Programa, que desde 2013 também tem recebido pesquisadores em pós-doutorado.

Ao longo de seus dez anos de funcionamento o Programa também contribuiu com o aprimoramento do ensino de graduação na Faculdade de Comunicação da UFJF, com envolvimento de discentes em grupos e laboratórios de pesquisa, resultado da captação de recursos em editais de fomento, em projetos coordenados pelos professores do PPGCOM.

Primeiro curso de Mestrado em Comunicação do interior de Minas Gerais e único Doutorado localizado fora da capital do estado, o PPGCOM-UFJF tem a perspectiva de atender com formação de qualidade a uma região geográfica polarizada por Juiz de Fora, e carente de cursos de pós-graduação stricto sensu na área.

Atualmente há egressos do programa atuando como professores e técnicos concursados nas seguintes instituições federais de ensino: UFJF, UFV, UFSJ, UFOP, UFMG, UFRB, IFET (Barbacena, Santos Dumont e Muriaé). Egressos do PPGCOM-UFJF também atuam como docentes e coordenadores de cursos de graduação na área de Comunicação em toda a Zona da Mata Mineira.

Em 2019 o PPGCOM teve aprovada a criação de um selo editorial, junto a editora UFJF. Referência na difusão científica, a revista Lumina consolidou-se em sua versão eletrônica, produzida na plataforma SEER, como publicação Qualis B1.

Compartilhe:

    Programa de Pós-Graduação em Comunicação