MODELOS TEÓRICOS, NARRATIVOS E ESTILÍSTICOS DO CINEMA

Docente responsável: DRA. ERIKA SAVERNINI LOPES

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: As relações entre o pensamento crítico-teórico e a experimentação/criação cinematográfica. Abordagem dos modelos teóricos, narrativos e/ou estilísticos propostos por um téorico-realizador ou crítico-realizador, ou mesmo teórico ou crítico que tenha sistematizado uma proposta teórico-reflexiva sobre movimentos, matrizes narrativas, estilos e/ou de tendências de configuração do cinema.

Bibliografia: ANDREW, James Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Tradução de Tereza Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar , 2002. AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Tradução de Marina Appezeller. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção Campo Imagético) AVELLAR, José Carlos. A ponte clandestina; teorias de cinema na América Latina. São Paulo: EdUSP; Editora 34, 1995. BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (Orgs.) Cinema mundial contemporâneo. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Campo Imagético) BAZIN, Andre. O que é o cinema? Introdução de Ismail Xavier. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2014. BORDWELL, David. Figuras Traçadas na Luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008. ______. Sobre a Historia do Estilo Cinematográfico. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2013. BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema; uma introdução. Tradução de Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora UNICAMP; São Paulo, SP: EdUSP, 2013.765 p. CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. Tradução de Regina Thompson. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 567 p. COHN, Sérgio (Org.). Cinema. Rio de Janeiro: Azougue, 2011. (Ensaios Fundamentais) DENIS, Sébastien. O cinema de animação. Tradução de Marcelo Félix. Lisboa: Texto & Grafia, 2010. 224 p. DENNISON, Stephanie (Org.). World cinema; as novas cartografias do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2013. 237 p. (Série de Estudos Socine) ELSAESSER, Thomas (Ed.). Early cinema; space, frame, narrative. London: British Film Institute, 1997. GALT, Rosalind; SCHOONOVER, Karl (Eds.) Global Art Cinema; new theories and histories. Oxford, UK: Oxford University Press, 2010. LABAKI, Amir. O olho da revolução; o cinema-urgente de Santiago Alvarez. São Paulo: Iluminuras, 1994. 127p. MARTIN, Michael T. (Ed.) New Latin American Cinema: Theory, Practices, and Transcontinental Articulations- Vol. One. Detroit, Michigan: Wayne State University Press, 1997. (Contemporary Film and Television Series) ______. New Latin American Cinema: Studies of National Cinema – Vol. Two. Detroit, Michigan: Wayne State University Press, 1997. (Contemporary Film and Television Series) MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006. (Coleção Campo Imagético) METZ, Christian. A significação no cinema Tradução de Jean–Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva, 1977. PELLEGRINI, Tânia et all. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. RAMIÓ, Joaquim Romaguera i; THEVENET, Homero Alsina (Ed.). Textos y manifiestos del cine; estética. escuelas. movimientos. disciplinas. innovaciones. 3. ed. Madrid: Catedra, 1998. 586p. (Signo e Imagem). RAMOS, Fernão (org). Teoria Contemporânea do Cinema: Vol I e II. São Paulo: Senac, 2007. STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução de Fernando Mascarello. Campinas, SP: 2003. (Coleção Campo Imagético) TIRARD, Laurent. Grandes diretores de cinema. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Sinergia, 2006. XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema; antologia. Rio de Janeiro: Graal: Embrafilme, 1983. 484 p. (Coleção Arte e Cultura; n. 5)