UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Procedimentos Administrativos

Você está em: Formação > Procedimentos Administrativos

 

Aqui você encontra arquivos com normas, regulamentos e orientações do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

 ATENÇÃO: Toda documentação deve ser entregue junto ao check list pertinente.

 Normas Gerais de Procedimento para Alunos do PPGCOM -UFJF

 

MATRÍCULA NO PROGRAMA

 

Primeira Matrícula:

A primeira matrí­cula como aluno regular no PPGCOM/UFJF será realizada após reunião com os aprovados para apresentação de curso, Coordenação, Secretaria e principais informações, e esclarecimento de possí­veis dúvidas. Nesse encontro, os aprovados no processo seletivo deverão preencher formulário que será entregue na reunião.

 

Matrícula para alunos que já estão no programa:

A matrí­cula de alunos que estão cursando o Mestrado e o Doutorado será realizada por meio do preenchimento e da entrega do formulário (ANEXO I), com assinatura atestando a aprovação pelo orientador. O documento deve ser entregue na última semana de aulas do período letivo, junto ao envio por e-mail (secretariappg.facom@ufjf.edu.br) do Relatório de Atividades e da cópia atualizada de seu currículo Lattes.

Documentos necessários:
Check list – matrícula aluno regular.

Doutorado: Relatório de Atividades
Formulário de matrícula – DOUTORADO (ANEXO I)

Mestrado: Relatório de Atividades
Formulário de matrícula – MESTRADO (ANEXO I)


 

*No caso dos alunos bolsistas, em lugar do Relatório de Atividades, deverá­ ser entregue impresso o Relatório de Bolsista, preenchido e assinado por discente e orientador(a).

Doutorado e Mestrado: 
RELATÓRIO PARA BOLSA PROPP
RELATÓRIO PARA BOLSA FAPEMIG 

RELATÓRIO PARA BOLSA CAPES

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O discente deve preencher a ata de qualificação e trazê-la na data da realização da qualificação para assinatura de seus avaliadores. Deve ser entregue uma cópia para a Secretaria; uma para o próprio discente e uma para cada membro da banca. Também no dia da banca deve ser entregue na secretaria o formulário de banca de qualificação (ANEXO III-A) preenchido e assinado.

O próprio aluno deve realizar a reserva de sala para a sua banca de 15 a 30 dias de antecedência.

Documentos necessários:

Check list – qualificação
Dados de bancas de qualificação (ANEXO III-A)
Ata de qualificação
Relatório de Qualificação

 

ESTÁGIO DOCÊNCIA

O estágio docência é obrigatório para bolsistas e opcional para os demais discentes.

 

Informação gerais:

– Os alunos de mestrado podem fazer um semestre de estágio docência (02 créditos) e os alunos de doutorado até dois, com registro de creditação.

– O estágio docência só poderá ser realizado a partir do terceiro semestre, para mestrandos e doutorandos. Casos excepcionais serão avaliados pelo Colegiado do PPG.

– Alunos de doutorado poderão, no primeiro ano de curso, participar como tutores de disciplinas ministradas por seus orientadores, sendo este crédito contabilizado como atividade programada.

Procedimentos:

1) Para a realização do estágio o(a) aluno(a) de ser matriculado na disciplina Estágio Docência. Deve ser enviado o Plano de atividades de estágio docência por e-mail assinado pelo orientador durante o período de matrículas. O documento deve ter a assinatura do professor responsável pela disciplina na qual o estágio será realizado.

2) Até 30 dias após o fim do estágio, o aluno deverá enviar por e-mail para seu orientador o Relatório Estágio Docência. Após o lançamento da nota correspondente no SIGA, o docente inclui sua avaliação no documento e o encaminha à Secretaria do PPGCOM.

 

 

PROCEDIMENTO DE DEFESA DA DISSERTAÇÃO E TESE

1) Para marcar a banca de defesa de dissertação ou tese é necessário que o discente já tenha realizado o envio do trabalho para seu orientador, que o mesmo tenha sido aprovado e já tenha sido formada a banca.

Documentos necessários (Devem ser entregues entre 30 a 40 dias antes da banca):

Check list – Defesa
Termo de Autorização de Publicação
Termo de Aprovação de Dissertação  
(Pelo menos 3 cópias) 

Doutorado: Dados de bancas de defesa – DOUTORADO (ANEXO III-B)
Mestrado: Dados de bancas de defesa – MESTRADO (ANEXO III-B) 

 

Atenção: Em caso de qualquer alteração nas informações fornecidas nos termos já entregues, o discente deve alterar os dados nos termos e entregá-los novamente em tempo hábil. 

Em caso de pedido de auxílio para vinda de membro externo* na banca devem ser enviados por e-mail os seguintes documentos (assinados devidamente):
– Check list – pedido de diária ou passagem para participação de membro externo em banca
Formulário para Solicitação de auxílio
Proposta de Banca de Defesa de Dissertação assinada.
– Declaração de aceite do convidado.
– Primeira página do Currículo Lattes do convidado.

*Caso o convidado não seja servidor de institucional federal é necessário entregar Atestado de Capacidade Técnica e Currículo resumido.

**Em caso de participação remota de membro da banca a secretaria deve ser avisada com antecedência.

 

2) O discente deverá ir à secretaria em horário de funcionamento para pegar documentação necessária que será usada no momento da banca, com até um dia de antecedência a data da banca examinadora. 

Logo após a banca o discente deverá deixar na secretaria:

– Duas cópias da Ata da Banca de Defesa. 
– Parecer da banca.

*Em caso de pedido de auxílio para convidado, deve ser entregue o Formulário de Participação junto com comprovantes de embarque.

 

 

HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO

Os seguintes documentos devem ser entregues até 40 dias após a banca de defesa: 

– Duas cópias da versão final da tese ou dissertação devidamente encadernada (de acordo com o Art. 51 das Normas Gerais de Procedimento para Alunos do PPGCOM -UFJF);
Obs: Se o discente desejar pode entregar uma cópia a mais para ficar na biblioteca da FACOM. 

– A cópia exata do arquivo final deve ser enviada por e-mail
– Deve ser entregue um CD com o mesmo arquivo.

 

OBS: Todas encadernações devem conter agradecimento à CAPES com o seguinte texto:
 “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

 

AUXÍLIO A DISCENTES

Haverá­ chamada no iní­cio de cada ano para que os discentes interessados enviem suas solicitações de auxí­lios para apresentação de trabalhos em eventos indicando: nome do evento; justificativa de relevância da participação para a pesquisa/ programa; data e cidade de realização. As solicitações realizadas serão analisadas pela Coordenação do Programa, ouvidas as Comissões de Pós-Graduação e Avaliação, para distribuição dos recursos disponí­veis, não sendo garantida de forma preliminar a aprovação do pedido. Os alunos que tiverem seu pedido de auxí­lio para discente aprovado devem entregar à Secretaria, até­ 30 dias antes do evento os seguintes documentos:

 

 

Compartilhe:

    Programa de Pós-Graduação em Comunicação