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Seleção Mestrado 2020

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Confira as especificidades do processo de seleção para o Mestrado 2020 em nosso edital:

 

INSCRIÇÕES:
15 de julho à 30 de agosto de 2019 – Feitas pelo SIGA

 

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

1) Homologação das inscrições: Publicação no site do PPGCOM-UFJF conforme calendário constante nesse edital da lista nominal e homologada dos candidatos inscritos. Nessa fase há possibilidade de complementação documental em período de recurso também determinado no presente.

 

2) Prova Escrita: de caráter eliminatório e classificatório, com a presença obrigatória do(a)s candidato(a)s, a ser realizada na sala 220 do prédio da Faculdade de Comunicação da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro – Juiz de Fora – MG – 36036-330), no dia 16 de setembro de 2019, com início às 14:00 horas e término às 18:00 horas – resultado divulgado em lista nominal com atribuição das notas dos candidatos, inclusive os não aprovados, no mural do PPGCOM e em http://www.ufjf.br/ppgcom – 1º de outubro de 2019.

 

3) Avaliação do Projeto de Dissertação: etapa posterior à aprovação do(a)s candidato(a)s na Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, realizada sem a presença deste(s) – resultado divulgado, em lista nominal com atribuição das notas dos candidatos, inclusive os não aprovados, no mural do PPGCOM e em http://www.ufjf.br/ppgcom – 05 de novembro de 2019.

 

4) Nota de currículo, a ser atribuída conforme preenchimento de tabela de pontuação anexa ao edital, e comprovação dos itens – resultado divulgado em lista nominal, com atribuição das notas dos candidatos, no mural do PPGCOM e em http://www.ufjf.br/ppgcom – 18 de novembro de 2019.

 

5) Prova Escrita de Suficiência em Língua Estrangeira: de caráter classificatório, com presença obrigatória do(a)s candidato(a), no dia 17 de setembro de 2019, com início às 14:00 horas e término às 18:00 horas. Só serão corrigidas as provas de aprovado(a)s na prova escrita e na avaliação do projeto de dissertação – resultado divulgado em lista nominal com atribuição das notas dos candidatos, no mural do PPGCOM e em http://www.ufjf.br/ppgcom – 18 de novembro de 2019.

 

6) Entrevista: de caráter classificatório, baseada na análise da trajetória acadêmica, na arguição do Projeto de Dissertação, realizada na sede do Programa de Pós-Graduação em Comunicação localizado no 3º andar do prédio da Faculdade de Comunicação da, entre os dias 11 e 14 de novembro, em data e horário a serem definidos e divulgados no site do programa. É obrigatória para os(as) candidatos(as) que tiverem sido aprovados na prova escrita e na etapa de avaliação do Projeto de Dissertação – resultado divulgado em lista nominal, ordenada por classificação, com atribuição das notas dos candidatos, inclusive os não aprovados no mural do PPGCOM e em http://www.ufjf.br/ppgcom – 18 de novembro de 2019.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Bibliografia Geral (comum às duas linhas de pesquisa):

SANTOS, Boaventura Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade. São Paulo: Cortez Editorial, 2013.

 

Linha de Pesquisa 1. COMPETÊNCIA, ESTÉTICA E TEMPORALIDADE:

Livros: 

1) LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2013.

2) MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Editora Unesp, 2003

Artigos:

1) MITTEL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea In Matrizes. Ano 5 – nº 2 jan./jun. 2012

2) RIBEIRO, A. P. G.; LEAL, B. S. & GOMES, I. A historicidade dos processos comunicacionais: elementos para uma abordagem. In MUSSE, C. F; VARGAS, H. & NICOLAU, M. Comunicação, Mídias e Temporalidades. Salvador: Edufba, 2017.

3) SILVA, Gislene. Pode o conceito reformulado de bios midiático conciliar mediações e midiatização?. In JANOTTI JR., J; MATTOS, M. A.; JACKS, N. Mediação & Midiatização. Salvador: Edufba, 2012.

 

Linha de Pesquisa 2. MÍDIAS E PROCESSOS SOCIAIS:

Livros:

MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo, 2016.

Artigos:

1) HJARVARD, Stig Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. In Matrizes, Ano 5 – nº 2 jan./jun. 2012.

2) BRAGA, José Luiz. “O que a comunicação transforma?”. In: BRAGA, José Luiz et alli. Dez perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2013. 

3) VAZ, Paulo. Risco e Futuro. In: Joel Birman; Isabel Fortes. (Org.). Guerra, Catástrofe e Risco: uma leitura interdisciplinar do trauma. 1ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2018, v. 1, p. 96-117.

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    Programa de Pós-Graduação em Comunicação