UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Docentes

Você está em: Docentes

Coordenação:

A Coordenação do Programa atenderá alunos e professores, com encontro previamente agendado via e-mail secretariappg.facom@ufjf.edu.br, com a exposição do tema a ser tratado.

Coordenadora: Gabriela Borges

Vice-coordenadora: Christina Ferraz Musse

 Resolução sobre professores 2015

 

2018

Competência Midiática, Estética e Temporalidade

Permanentes

Possui mestrado (2001) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de musseJaneiro (2006). É professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),onde exerce o cargo de Chefe do Departamento de Práticas Profissionais e Conteúdos Estratégicos, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, onde é vice-coordenadora. Professora visitante da Universidade de Paris VIII, Saint-Denis, na França, onde ministrou aulas, participou de Seminários e atuou juntos aos professores Anne-Marie Autissier e Alain Sinou, do Instituto de Estudos Europeus, em março de 2015. É autora dos livros: “Imprensa, cultura e imaginário urbano: exercício de memória sobre os anos 60/70 em Juiz de Fora” (2007) e “Memórias possíveis: personagens da televisão em Juiz de Fora” (com a colaboração de Cristiano José Rodrigues) (2011). É co-autora do livro “Memórias do cineclubismo: a trajetória do CEC – Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora” (de autoria de Haydêe Sant’Ana Arantes) (2014). Foi editora-chefe da revista “A3″ de Jornalismo Científico e Cultural (2011/2014). Atualmente, é membro do Conselho Editorial desta publicação, como também integra do Conselho Editorial da “Revista Brasileira de História da Mídia”. É líder do grupo de pesquisa COMUNICAÇÃO, CIDADE, MEMÓRIA/CNPq do PPGCOM/UFJF. Foi coordenadora do GP de Telejornalismo da INTERCOM. É ex-coordenadora e participa do GP de História da Mídia Audiovisual e Visual da Rede Alcar – Associação Brasileira dos Pesquisadores em História da Mídia. Faz parte da Rede Telejor, de Pesquisadores em Telejornalismo, dentro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor). É coordenadora do projeto de extensão “Memórias do golpe: os depoimentos da CMV-JF disponíveis ao público”. É coordenadora dos projetos de pesquisa: “Cidade e memória: a configuração do espaço urbano pelas narrativas audiovisuais” e “Ruínas do passado: a imprensa, a memória e os depoimentos da CMV-JF”.

 

Cláudia

Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, é líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Mídia e Literatura e integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (Rede Telejor). Jornalista graduada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ (2005), é doutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ (2012). Autora do livro “Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio”(2015), tem como principal foco de pesquisa o estudo da narrativa, sobretudo da crônica, na interação do jornalismo com produções ficcionais. Tem experiência em reportagem de TV, rádio e jornal, em assessoria de comunicação e em edição de suplemento. Trabalhou como repórter e produtora em rádio e atuou como repórter especial em jornais impressos do Rio de Janeiro, com ênfase na cobertura política. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Jornalismo (integral e noturno) da Facom/UFJF.

 

Chico

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987/CAPES E FAPESP e 1993/FAPESP), com parte da pesquisa de doutorado financiada pelo CNPq na Tisch School of the Arts da New York University (1991). Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2011/CAPES Procad). Foi jornalista dos Diários Associados, Revista Manchete, Agência Estado, Jornal da Tarde (OESP) e tradutor. É Professor Titular e Tutor do Grupo PET/SESu da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde foi o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (2006 a 2010). Atua no PPGCom na área de Semiótica e Epistemologia da Comunicação, pesquisando ambientes imersivos e redes sociais como bases para a disseminação de mudanças no pensamento e nos processos comunicacionais. Foi Vice-Coordenador (2009-2010) e Coordenador (2011-2012) do GT Epistemologias da Comunicação da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação – Compós e é Consultor ad hoc dos Comitês Assessores das Áreas Interdisciplinar e de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES.S.

 

gabrielaGraduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora e atua como professora permanente no PPGCOM. Participa da Rede Euroamericana de Alfabetização Mediática ALFAMED, sendo coordenadora da equipe brasileira composta por UFSC, UF, UNB, UFTM e UEPG. Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Ana´lsie dos programas do Canal 2: (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e co-organizou os livros Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011) e Vol II (2012) e Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Audiovisuais e Novas Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão, Literacia Midiática, Cinema, Artes e Mídias, Serviço Público de Televisão e Dramaturgia de Samuel Beckett.

 

João

Professor do Instituto de Artes e Design (IAD) e do Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Obteve o doutorado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, em 2002. Entre 2003 e 2006 desenvolveu pós-doutoramento em Sistemas Inteligentes e Vida Artificial, no Dept. de Computação e Automação (UNICAMP), e entre 2007 e 2008 em Filosofia da Biologia e Biossemiótica, no Instituto de Biologia (UFBA) e Universidad del País Vasco (EPV). É autor, co-autor, editor e co-editor de diversos livros e ‘special issues’, entre os quais LÓGICA DIAGRAMÁTICA DE C.S.PEIRCE (EDUFJF, 2013), DIAGRAMMATICAL REASONING AND PEIRCEAN LOGIC REPRESENTATIONS (Mouton de Gruyter, 2011), GENES, INFORMATION, SEMIOSIS (Tartu University Press, 2009), ARTIFICIAL COGNITION SYSTEMS (IGI, 2005), SEMIOTICS AND INTELLIGENT SYSTEMS DEVELOPMENT (IGI, 2005), SEMIOSE SEGUNDO PEIRCE (Educ, 2004). É co-editor do projeto COMMENS – Digital Companion of C.S.Peirce, e da COMMENS Encyclopedia of Peirce Studies (Creative Commons, 2014). É membro do International Association for Cognitive Semiotics (IACS), diretor do Grupo de Pesquisa em Ciência Cognitiva e Semiótica (IAD/UFJF), membro do Grupo de Pesquisa em Cognição Artificial (UEFS), pesquisador associado ao Linguistics and Language Practice Center, University of the Free State (South Africa) e ao Linnaeus University Centre for Intermedial and Multimodal Studies (Suécia). Suas principais áreas de pesquisa incluem: Ciência Cognitiva, Semiótica Cognitiva; pragmatismo de C.S.Peirce; Intermidialidade. Websites: http://www.semiotics.pro.br/ http://www.cspeirce.com/menu/library/aboutcsp/queiroz/queiroz-list.htm. 

 

Professor Titular da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da potiguaraUniversidade Federal de Juiz de Fora / UFJF. Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem / UNL) (2006); doutorado (1992) e mestrado (1983) em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ); graduação em comunicação pela Universidade Estácio de Sá (1976). Formação em psicanálise (Colégio Freudiano / NovaMente/ RJ) (1975-). Estudo e ensino sobre: teoria da comunicação, cultura, estética, tecnologia e psicanálise. Atualmente, pesquisa sobre “Comunicação, Estética e Psicanálise”. Co-editor de “Lumina: Revista do PPGCOM/UFJF” e de “Questões Transversais: Revista de Epistemologia da Comunicação”. Integrou o projeto “Crítica Epistemológica: análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em Comunicação” (CAPES / PROCAD / 2008-2012: Unisinos, UFJF e UFG). Participa de dois grupos de pesquisa (CNPq): co-líder do “ETC – Estudos Transitivos do Contemporâneo” e membro do “Redes sociais, ambientes imersivos e linguagem”.

 

soraya

Comunicadora Social formada na Universidade Federal de Juiz de Fora (1985). Atuou na área como jornalista em diferentes meios, assessora de imprensa em diferentes órgãos em juiz de Fora/MG e em São Paulo/SP. Fez mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. Atuou como professora de pós-graduação lato e strito-sensu da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Docente e coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa,UFV. Hoje é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF na Faculdade de Comunicação – FACOM. É docente permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação. Faz parte do grupo de Pesquisa Redes, Linguagens e Ambientes Imersivos e integra a Rede iberoamericana Alfame. Suas pesquisas dizem respeito a televisão, a linguagem audiovisual, as redes sociais digitais, a transmidia, a segunda tela, a semiótica, a tecnologia e convergência de mídia e a reconfiguração estética das mídias. Faz pós-doutoramento na PUC-SP – TIDD – Tecnologias da Inteligência e do Design Digital. 

 

Colaboradores:

erikaProfessora Adjunto III da FACOM/UFJF. Doutora e mestre em Artes Visuais – Cinema (EBA/UFMG), bacharel em Rádio e TV (UFMG). Aperfeiçoou-se em roteirização audiovisual. Desde 1999, ministrou disciplinas práticas e teóricas de Cinema e Vídeo, Rádio, Fotografia e Produção Audiovisual, Metodologia de Pesquisa para elaboração de projeto de monografia, além de orientar monografias finais de curso de graduação e especialização – EBA/UFMG, UNIBH, Faculdades Promove e UNIPAC-Barbacena. Foi assistente da coordenação do Cineclube UFMG, desde sua pré-estreia (durante a SBPC, 1996) até 2006. Junto à Rede Globo Minas fez co-roteirização e assistência de produção do programa Festival Canta Minas (1994-1995). Integrou a equipe de implantação da programação da TV Campos das Vertentes / Barbacena, dirigindo os programas Ponto de Vista e Primeira Classe (2001). Co-roteirizou e fez assistência de direção do vídeo Retrato de um Século em Movimento – produzido e exibido pela Globo Minas (1995). Roteirizou e dirigiu o vídeo Anjos de Rua (selecionado para a Mostra de Vídeo do MIS – Museu de Imagem e Som de São Paulo). Roteirizou o institucional do ICMG, contratada pelo SSV. Foi bolsista de aperfeiçoamento do CNPq junto ao midia@rte na pesquisa Estratégias metodológicas para o ensino na arte na área de Imagem e Som. Atualmente é coordenadora do Cineclube Lumière e cia (projeto de extensão da UFJF). Coordenadora do projeto de Extensão em interface com a pesquisa Formação do pensamento cinematográfico: o cineclubismo como forma de atuação no âmbito da Educomunicação (FAPEMIG – fev.2014/fev.2016). Professora colaboradora do programa de Mestrado em Comunicação da UFJF, na linha Estética, Redes e Linguagens. Desenvolve a pesquisa “Cinema e a língua escrita da realidade: diálogos contemporâneos com Pier Paolo Pasolini”, com auxílio financeiro do CNPq (nov.14 a nov.17). É lider do grupo de pesquisa Estética e pensamento cinematográfico e pesquisadora do grupo de pesquisa midia@rte (EBA/UFMG). Coordenadora da coleção de livros midia@rte / Editora UFMG. É autora do livro Índices de um cinema de poesia: Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel e Krzysztof Kieslowski, e co-editora do livro Reflexões sobre a montagem cinematográfica (de autoria do professor e montador Eduardo Leone – ECA-USP). 

 

Possui doutorado em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Teorias, Fundamentos e Contextos e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em expressões culturais contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo e literatura, memória e esquecimento, riso e narrativa, alegria e tragicidade. 

 

Mídias e Processos Sociais

 

junito

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídia Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia digital, jornalismo, cinema e imagem. 

 

Iluska

Professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (1999) e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Pós-doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), coordena o grupo de pesquisa Laboratório Jornalismo e Narrativas Audiovisuais vinculado à Faculdade de Comunicação da UFJF. Na instituição integra o Comitê Assessor de Pesquisa, o Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos, o Fórum de Pesquisa, a COE/ Jornalismo e é Representante da área de Ciências Socais Aplicadas no CSPP. Já atuou como coordenadora de Pós-Graduação da UFJF (2015-2016); coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2010-2012) e dos cursos de especialização em “Arte, Cultura Visual e Comunicação” (2005-2007); “Televisão, Cinema e Mídias Digitais” (2007-2012) e “Jornalismo Multiplataforma” (2013-2014). Atualmente é Diretora Científica da Intercom e integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (Telejor), que reúne investigadores de diversos programas de pós-graduação na área. Desenvolve pesquisas sobre Narrativa, Jornalismo e Emissoras Públicas, com financiamento da Fapemig e do CNPq. Bolsista produtividade em pesquisa, PQ2.

 

Luiz Ademir de Oliveira (Comunicação e Poder)

luizÉ Pós-Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Associado I do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social – Jornalismo, além de integrar o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É professor do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua na orientação de 5 (cinco) pesquisas de mestrado, sendo 4 como orientador e 1 como coorientador, coorienta uma tese de doutorado, além de 5 trabalhos de iniciação científica (PIBIC/ FAPEMIG e PIBIC/CNPq/UFSJ. De 2001 a 2008, atuou como docente e pesquisador no curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), onde criou e coordenou a pós-graduação lato sensu em “Comunicação e Política”, em Belo Horizonte. De 2006 a 2008, atuou como docente e pesquisador do Mestrado em Comunicação Social da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), em Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação e Política, com ênfase em Teorias da Comunicação, Comunicação Política, Pesquisa em Comunicação, Teorias do Jornalismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teorias da comunicação, campo da comunicação, processos de midiatização, representações políticas e sociais, jornalismo, análise crítica da mídia, propaganda política e eleitoral, o pensamento habermasiano, cidadania, direitos humanos.

 

 PauloGraduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), com mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (1997) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (2003). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando na graduação e no Mestrado em Comunicação da Facom-UFJF. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Política, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos, eleições e campanhas eleitorais; mídia, ideologia e reflexos identitários; comunicação política; jornalismo político; história da comunicação.

 

ÉWeden professor Adjunto III (DE) da Facom-UFJF e de seu programa de pós-graduação strito sensu, onde integra a linha Comunicação e Poder. Com pós-doutorado pela EHESS (Paris), possui doutorado em Linguística (UNICAMP, 2007) e mestrado em Comunicação pela UFF (2002). Coordena o grupo SENSUS – Discursos em Comunicação e Saúde, certificado pela instituição. Participa desde 2007, do grupo EPOS (IMS-Uerj), que se dedica a questões sobre patologização e criminalização da juventude. Trabalha prioritariamente com I) “Comunicação, Saúde e Sociedade”, numa perspectiva discursiva, e cujos subtemas de interesse são: 1. Políticas públicas de saúde, comunicação e discursos 2. Configurações discursivas na mídia sobre “saúde” e “doença” 3. Mídia, sensibilidades e sentidos de mal estar “psíquico” e “social” 4. A imprensa como espaço discursivo de disputas institucionais e de saberes na saúde 5. Sentidos e sem-sentidos sobre “sexualidade” em sociedades mediadas 6. Sujeito, corpo, espaço em cenários discursivos E II) “Pesquisas em metodologia de Análise do Discurso (Pêcheux-Orlandi)”. 

Colaborador:

PMárcioossui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1979), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado em Comunicação pela UERJ (2016). Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, como docente da pós-graduação lato e stricto sensu e graduação. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, comunicação, rádio, jornalismo e eventos. Diretor de Imagem Institucional da UFJF desde 2016. 

 

Visitante:

aline

Bolsista de Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF), pelo PNPD da Capes, onde desenvolve projeto na linha de Comunicação e Poder. Foi coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), entre março a novembro de 2013. Foi bolsista do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da Fundação da Casa de Rui Barbosa. É doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com formação complementar (bolsa doutorado sanduíche) no Department of History da New York University (EUA), sob supervisão da professora Barbara Weinstein, em 2008. Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, na área de Mídia e Discurso, pela Universidade Federal Fluminense (2004). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (2002). Tem experiência como docente na área de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), História, Serviço Social, Design, Recursos Humanos e Ciências Contábeis. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Comunicação; História do Jornalismo; Literatura e História; Ditadura civil-militar brasileira; Intelectuais e Poder.

 

Acadêmico Associado

Possui mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor titular associado Classe/Nível III da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando na graduação e no mestrado. Foco no seguinte tema: fenomenologia.

 

Pesquisador Associado

nilsonPossui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador colaborador da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, imagem, cinema digital, vanguardas e cinema brasileiro

 

** Definições até a turma de 2017:

Linha Comunicação e Poder:

Permanentes: Luiz Ademir de Oliveira, Paulo Roberto Figueira Leal, Wedencley Alves Santana

Colaborador: Márcio de Oliveira Guerra

Visitante: Aline Andrade Pereira

 

Linha Cultura, Narrativas e Produção de Sentido:

Permanentes: Carlos Pernisa Júnior, Christina Ferraz Musse, Cláudia de Albuquerque Thomé, Iluska Maria da Silva Coutinho

Colaboradora: Teresa Cristina da Costa Neves

 

Linha Estética, Redes e Linguagens

Permanentes: Francisco José Paoliello Pimenta, Gabriela Borges Martins Caravela, João Queiroz, Potiguara Mendes da Silveira Jr., Soraya Maria Ferreira Vieira

Colaboradora: Érika Savernini Lopes

Acadêmico Associado: Aluizio Ramos Trinta

Pesquisador Associado: Nilson Assunção Alvarenga

 

Compartilhe:

    Programa de Pós-Graduação em Comunicação