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COMUNICAÇÃO E PODER: A MÍDIA COMO PALCO E ATOR

Disciplina: COMUNICAÇÃO E PODER: A MÍDIA COMO PALCO E ATOR

Docente responsável: DR. LUIZ ADEMIR DE OLIVEIRA 

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

 

Ementa: O conceito de poder de uma visão clássica à compreensão do poder simbólico midiático. Poder e comunicação. Os campos simbólicos e as especificidades do campo midiático. As novas configurações do espaço público numa sociedade midiatizada. A interface mídia e política. Personalismo na política. Democracia de público. Paradoxos da visibilidade. Espetacularização da vida social e política. A imprensa como ator social e político. 6.2 Conteúdo Programático: Módulo I – Poder simbólico e o campo midiático. Concepção de poder Campos sociais e capital simbólico. O campo midiático e as suas especificidades. Modulo II – A mídia como cenário de representações sociais e políticas. A mídia como espaço público ampliado. A mídia como palco de representações políticas. Módulo III – O caráter teatral e dramatúrgico da mídia e da política. O caráter teatral da vida cotidiana. A dimensão espetacular da mídia. O tom personalista das disputas. Módulo IV – A mídia como ator político. A mídia e a construção social da realidade. A mídia como ator político.

 

Bibliografia: ALBUQUERQUE, Afonso de; DIAS, Márcia Ribeiro. Propaganda política e a construção da imagem partidária no Brasil. Caxambu: Anpocs, 2002, mimeo, 14p. BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1978, BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2014. 151 p. CARVALHO, Carlos Alberto de. Sobre limites e possibilidades do conceito de enquadramento jornalístico. Contemporânea (UFBA. Online), v. 7, 2010, p.1-15. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2004. GOMES, Wilson. As transformações da política na era da comunicação. São Paulo: Editora Paulus, 2004. HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. LIMA, Venício de. Mídia e Política. Brasília: Editora da UNB, 2001. LIMA, Venício de. Mídia. Crise política e poder no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2006. MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS), São Paulo, ano 10, n. 29, out. 1995. PORTO, Mauro P. “Enquadramentos da mídia e política”. In: RUBIM, Antonio A. (Org.). Comunicação e política: conceitos e abordagens. Salvador: EdUFBA, 2004, p. 73-104 RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratégias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1990. RUBIM, A.C.A. “Espetacularização e midiatização”. In: RUBIM, A.C.A. Comunicação e Política: Conceitos e Abordagens. Salvador: Editora da UFBA, 2004. THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998. TRAQUINA, Nelson. Estudos do Jornalismo no Século XX. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2001. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.